Prefeito discute lançamento do Olho Vivo no Dinheiro Público

Por - em 27

A apresentação do programa Olho Vivo no Dinheiro Público foi o tema central da audiência em que o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu nesta quinta-feira (2) representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU). O lançamento na Capital desse instrumento de combate à corrupção será dia 12 de maio próximo, em solenidade na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na abertura da ‘Semana da Cidadania’.

Estiveram com o prefeito, os chefes do TCU na Paraíba, Rainério Rodrigues Leite, e da Controladoria Geral da União (CGU), Jaci Fernandes Sobrinho, além de Gabriel Aragão, coordenador do Núcleo de Prevenção, e Rodrigo Medeiros Paiva, auditor da CGU.

O lançamento do programa tem o objetivo de sensibilizar e capacitar conselheiros de políticas públicas, agentes públicos municipais, lideranças locais, professores, estudantes e cidadãos em geral. O evento terá como parceiros a Prefeitura de João Pessoa, os tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Ministério Público Federal, Receita Federal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), entre outros.

O programa tem como princípios a prevenção e combate à corrupção no Brasil e vem sendo desenvolvido desde 2004, com o intuito de incentivar o controle social. A idéia central é fazer com que cada cidadão seja um fiscal das ações governamentais, de forma que possa acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos públicos.

O Olho Vivo no Dinheiro Público é constituído de cinco ações, todas complementares entre si: Educação Presencial, realizada em caráter de oficinas; Educação a Distância, que prevê a oferta de cursos com ou sem tutoria, fóruns de debates e vídeos educacionais; Elaboração de Material Didático; Incentivo à Formação de Acervos Técnicos e Parcerias e Cooperação Institucional.