Prefeito e caravana do OD visitam obras e população agradece melhorias

Por - em 33

O prefeito da Capital Luciano Agra participou na manhã desta quinta-feira (1º) de mais uma caravana do Conselho Municipal do Orçamento Democrático (OD), em bairros da 6ª e 9ª região. Acompanhado de conselheiros municipais do OD, o prefeito visitou obras realizadas pela Prefeitura de João pessoa nos bairros das Indústrias e Distrito Industrial, localizados na 6ª região e na Ilha do Bispo e Alto do Mateus que ficam na 9ª região.

A primeira obra a ser visitada foi o Conjunto Habitacional Anayde Beiriz, localizado no Bairro das Indústrias, com 584 unidades habitacionais construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Elas são destinadas para a população de áreas de risco que já estão cadastradas e não terão custo nenhum para os moradores.

A primeira etapa das casas será entregue em janeiro. “Nós compramos essa área que estava inutilizada para destiná-la para a habitação social pensando em reanimar essa região da cidade”, explicou o prefeito Luciano Agra. E continuou. “Como vocês podem ver nossa política de habitação serve de exemplo para todo o Brasil. Nós construímos as casas, pavimentamos as ruas, fizemos o saneamento e construímos a escola, e ainda a Central de Medicamentos”, declarou Agra.

A Central de Medicamentos está em andamento e João Pessoa terá pela primeira vez uma Central capaz de armazenar os medicamentos de forma correta.

A Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti já está concluída, esperando a chegada dos novos moradores do Conjunto Habitacional Anayde Beiriz para iniciar seu funcionamento que coincidirá com o período letivo das aulas. “Eu nunca vi isso na minha vida, isso sim é política habitacional, já existe a escola pronta esperando os moradores. Não é só a casa, é a casa mais toda a infraestrutura necessária para a vivência de quem vai morar aqui”, declarou a conselheira municipal Marlene Sousa.

Mais moradia – Outra obra visitada foi o conjunto Habitacional no Vale das Palmeiras, localizado no Cristo com 840 unidades também construídas pelo PAC para beneficiar as famílias das áreas de risco que sofrem as conseqüências das enchentes, principalmente as famílias do Jardim Guaíba. Um detalhe importante é que estes projetos do PAC visam restaurar e preservar todo o leito do rio Jaguaribe. Outra questão é que serão construídas ciclovias ao longo das margens do rio. “Aqui tem esgotamento sanitário, ruas pavimentadas e ainda serão construídos escola, Centro de Referência de Educação Infantil (Crei), praça, Unidade de Saúde da Família (USF) e quadra poliesportiva.” declarou o prefeito Luciano Agra. A previsão da 1ª etapa das casas é para maio de 2012.

Os conselheiros também conferiram a pavimentação da rua Noel Rosa, uma das maiores reivindicações dos moradores do Alto do Mateus. “Eu estou muito feliz com esta obra, uma luta de muitos anos”, declarou Tadeu Neves, conselheiro do OD.

A rua passa por todo o bairro Alto do Mateus e era completamente intransitável. “Eu agradeço a Deus este benefício que a Prefeitura está fazendo, estou muito feliz é um prazer imenso ver esta rua sendo calçada”, declarou Joana Ambrozina de Almeida, moradora da rua há 42 anos.

Homenagem – A última obra a ser visitada foi também muito simbólica, já que o Conjunto Habitacional Sassá, na Ilha do Bispo, homenageia uma importante delegada do Orçamento Democrático que foi Maria Salete, conhecida carinhosamente como Sassá. O conjunto tem 288 unidade habitacionais e faz parte também do PAC. “Aqui é um exemplo nítido de que é possível construir novas edificações e manter o que é importante para a comunidade, como foi o caso da manutenção das igrejas no conjunto”, explicou o prefeito se referindo ao projeto de urbanização do Bairro São José, dizendo que outros projetos habitacionais serão feitos com a mesma responsabilidade que o “Sassá”.

Ações transparentes – Para o secretário executivo Tibério Limeira a caravana foi um exercício da política de transparência. “O prefeito está aqui convidando os conselheiros para fiscalizar as obras que sua própria gestão está construindo. Isso é um conquista importante”, frisou.

Já para Luciano Agra a caravana é um bom momento de diálogo com a população. “Durante a caravana temos a oportunidade de mostrar ao Orçamento Democrático, que é o diferencial de nossa gestão, o que está sendo feito por toda João Pessoa”, finalizou o prefeito ao encerrar o evento.

As visitas dos conselheiros do Orçamento Democrático às obras da Prefeitura acontecem mensalmente.

Além de Luciano Agra, participaram da visita os secretários adjunto da Habitação, Gildimar Alves dos Santos, de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, conselheiros municipais do e os engenheiros responsáveis pelas obras. A caravana visitou as obras do conjunto Habitacional Anayde Beiriz e a Escola Lynaldo Cavalcanti no Bairro das Indústrias, a Central de Medicamentos no Distrito Industrial, o Conjunto Habitacional Sassá na Ilha do Bispo e a Rua Noel Rosa no Alto do Mateus.