Prefeito e cônsul discutem parcerias entre JP e Japão

Por - em 58

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu a visita do cônsul geral do Japão, Toshio Watanabe, no início da tarde desta quarta-feira (25). No encontro, que aconteceu no gabinete do Paço Municipal, no Centro da cidade, eles trataram da realização de intercâmbio entre os profissionais paraibanos e japoneses e a implantação de um espaço que possa disseminar a cultura daquele país na Capital, bem como proporcionar à população local o acesso à produção cultural do povo japonês.

A reunião contou também com a participação dos diretores da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB) e do presidente do Instituto Felipe Kumamoto, o médico Ítalo Kumamoto, além de executivos do consulado japonês.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o consulado e a ACBJ-PB irão firmar parcerias no sentido de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas áreas da saúde e da educação nos dois países. A idéia é a realização de um intercâmbio, para promover uma maior interação e conhecimento mútuo entre os profissionais japoneses e paraibanos.

Monumento – Outra parceria será no campo cultural. Os representantes japoneses querem a instalação de um monumento que celebre o centenário da imigração japonesa no Brasil e, em troca, pretendem construir um espaço que irá possibilitar o acesso dos moradores da cidade a aulas de mandarim e outras formas de expressão da cultura e da arte japonesa.

“A intenção inicial é que este monumento seja uma praça, que incorporará elementos arquitetônicos dos famosos jardins japoneses”, contou o prefeito, dizendo que o local e o projeto da praça serão definidos em um próximo encontro entre representantes da PMJP, da ACBJ-PB e do consulado japonês.