Prefeito e ministro inauguram Centro de Assistência Social

Por - em 28

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inaugura nesta quinta-feira (13), às 14h30, na Ilha do Bispo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado à rua Lopo Garro, sem número. O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que participa também da abertura da VI Conferência Estadual de Assistência Social.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Alexandre Urquiza, explica que este será o sexto CRAS instalado em João Pessoa e irá beneficiar cerca de mil famílias moradoras da Ilha do Bispo e comunidades vizinhas. “Nele a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu cerca de R$ 75 mil, com a aquisição e a reforma do prédio”.

Urquiza destacou ainda que este é o primeiro equipamento da Sedes na Ilha do Bispo e traz a marca da ação em conjunto com o Governo Federal. “O CRAS é a forma mais estreita de relação entre o Poder Público e as famílias em situação de vulnerabilidade social. Além das ações já previstas, o CRAS da Ilha do Bispo disponibilizará também uma estação digital e atividades diversas para crianças, adolescentes, jovens e idosos”, concluiu.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública responsável pela oferta e o desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), que desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social. O CRAS articula os serviços da Proteção Social Básica com as demais políticas públicas locais buscando assim, o atendimento integral necessário para a superação das situações identificadas.

Os outros cinco CRAS funcionam no Valentina de Figueiredo, Mandacaru, Alto do Mateus, Cruz das Armas e Cristo Redentor. Para a inauguração, estão previstas apresentações artístico-culturais dos grupos dos programas sociais vinculados à Sedes.