Prefeito e moradores comemoram instalação de parque no Valentina

Por - em 44

O prefeito Luciano Agra e os moradores do bairro do Valentina Figueiredo e das comunidades vizinhas comemoraram neste sábado (10) o início das etapas de trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa no Parque Temático Augusto dos Anjos. O cercamento da área foi garantido recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) a partir de uma reivindicação dos moradores dos Loteamentos Monte das Oliveiras e Caminho do Mar.

O Parque Temático Augusto dos Anjos, instituído pela Lei Municipal 10.739, de 10 de maio de 2006, está inserido no Sistema Municipal de Áreas Protegidas do Município e passará por uma recuperação para se tornar um espaço inserido dentro da rotina das comunidades vizinhas. Atualmente, a área de 14.202,74 m², possui 73 árvores diversificadas entre 16 espécies vegetais.

“João Pessoa hoje dispõe de um recurso legal para que possamos fazer um trabalho de proteção às áreas verdes da cidade. A nossa gestão tem esse compromisso que não é só puramente uma diretriz de governo, mas uma crença em que temos a certeza de que essas intervenções são fundamentais para a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Luciano Agra, ressaltando que outras ações nas comunidades próximas ao parque estão previstas para os próximos meses de governo.

A secretária de Meio Ambiente do Município, Lígia Tavares, explicou aos moradores que o projeto para o Parque está em fase de elaboração e que deverá vir a ser discutido também com a população local.  “Vamos ter um Parque Temático com uma área inspirada na obra do poeta Augusto dos Anjos. Será um projeto não só para o bairro do Valentina, mas para a cidade inteira”, ressaltou.

A diretora da Divisão de Áreas Verdes Protegidas da Semam, Lica Neves, informou que o projeto será concluído em janeiro e prevê a construção de uma pista de cooper, equipamentos de ginástica, uma pequena quadra e ainda a criação de uma trilha marcada com poemas de Augusto dos Anjos. O reflorestamento do local também será garantido e já começou neste sábado com o plantio de mudas de Ipê Amarelo e Jacarandá pelo próprio prefeito.

Durante o evento, Luciano Agra lembrou a importância das discussões entre poder público e gestão para a realização de ações como as que estão começando no Parque. “A luta em proteção ao meio ambiente só será possível com o apoio da população”, disse ele.

“Os moradores precisam fazer suas reivindicações porque o governo precisa da participação popular. Essa participação sempre tem que existir”, comentou Manoel Mineiro, morador da região.

Em meio ao verde do que será em breve um novo espaço de contemplação e lazer no bairro foi oferecido um café da manhã, que contou com a participação de gestores do município, representantes do Legislativo e grupos de folguedo da Escola Municipal Professora Antônia do Socorro.