Prefeito e primeira-dama da Capital participam de primeira noite do novenário de Nossa Senhora do Carmo

Por Flávio Asevêdo - em 1855

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram, na noite deste sábado (7), da primeira noite do Novenário de Nossa Senhora do Carmo, na Igreja do Carmo. A celebração, uma das mais tradicionais programações litúrgicas da Igreja Católica na Capital, chega a sua 312ª edição, tendo como tema da noite “Maria, guia e modelo (Ó Maria! Aquele que te encontra, encontra a vida e alcançará o favor do Senhor)” e acontece até o dia 16, com missas todos os dias às 19h.

 

O novenário é realizado pela Ordem Terceira dos Carmelitas, criada em 19 de março de 1706 e se destaca pelo seu carisma de Oração, Fraternidade e Missão Profética na Arquidiocese da Paraíba. A celebração sempre tem um dia onde o principal ‘noiteiro’ (convidado para participar da noite e patrocinar o evento), é a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nesta noite, além do prefeito, vários secretários estiveram presentes participando do novenário.

 

“Todos os anos a gente se faz presente neste momento de oração, de fortalecimento da fé, para louvar à mãe santíssima e pedir forças no nosso trabalho, na busca constante por melhores dias para todo o povo de nossa cidade e Estado”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

 

A celebração contou também com a participação do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que é Prior da Ordem do Carmo. Durante a missa, introduzida por cantos e preces em Latim, os fiéis rezaram e pediram a intercessão da Nossa Senhora do Carmo em suas vidas. Em João Pessoa, a santa é a Padroeira do Comércio e das Forças Armadas. O pregador foi Frei Luiz Nunes Pereira, da Ordem Carmelita de Olinda, em Pernambuco. “O novenário é um momento importante para contemplarmos a vida de Maria, que foi quem se abriu à plenitude de Deus e fez chegar a luz de Jesus”, afirmou.