Prefeito em exercício entrega nova praça a moradores do Cristo

Por - em 40

A Praça Emerson Lucena foi o ponto de encontro para Inalda Brito e Lindinalva Albuquerque, duas professoras que há anos moram no bairro do Cristo Redentor, mas que nunca haviam se encontrado. A conversa no banco da praça só foi possível em virtude da obra de reurbanização do local realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e entregue oficialmente aos moradores do bairro no início da noite desta quinta-feira (22).

O descerramento da placa inaugural foi feito pelo prefeito em exercício Luciano Agra. Acompanhado de vários auxiliares do governo municipal, ele destacou a missão que as praças têm no contexto social. “Esses espaços têm uma lógica. São planejados para atender a todos as idades, jovens, crianças, adultos e idosos. E a população tem demonstrado a satisfação com essas obras, o que nos dá mais energia para continuar investindo no setor. As praças são organismo vivos, pois traz de volta o convívio entre as pessoas e é uma opção para o sedentarismo na velhice”, destacou Luciano Agra.

“Faz mais de 15 anos que moro aqui e via a praça jogada. Tínhamos que ir a outra bem mais longe para aproveitar a tarde com meus netos que adoram os brinquedos. A comunidade precisava dessa reforma”, comemorou a professora aposentada Inalda, que estava com os dois netos, de 7 e 3 anos, que não paravam de se divertir no balanço, um dos vários brinquedos infantis que o local agora dispõe.

Já a professora Lindinalva, que inclusive encontrou vários alunos no mesmo parquinho, disse que os moradores têm que preservar. “Todos têm que ter consciência, zelar pela praça. Dessa forma, o poder público ao invés de aplicar recurso para reformar-la, vai investir na construção de outras. Ou seja, o dinheiro não será para refazer, mas para construir algo novo”.

E a praça agora tem uma quadra poliesportiva, onde a garotada também já estava aproveitando. Sentado em um dos vários bancos instalados no espaço, esperando a vez para a próxima partida, estava o estudante Fábio dos Santos, de 16 anos. Para ele, o local da ‘peladinha’ do fim de tarde ficou bem melhor. “Ficou muito bom. Sempre venho aqui um dia sim outro não jogar futsal. Agora, posso jogar até durante a noite, porque tem refletores. Antes, era tudo escuro”, relembrou o adolescente.

A Praça Emerson Lucena fica localizada na rua professora Luíza Fernandes Vieira. Na recuperação do local, a Prefeitura investiu R$ 166.830,00. A obra faz parte do Programa de Recuperação de Praças, Parques, Passeios e Jardins executado por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em diversos bairros da cidade. Na área de 2.873 metros quadrados, a população conta com duas quadras, sendo uma de areia e outra poliesportiva; passarelas, bancos, brinquedos e mesas de jogos. O local também possui iluminação pública ornamental e jardinagem. Esta é a segunda praça entregue pelo atual governo só no bairro do Cristo. A outra, que já beneficia os moradores, é a ‘Professor Luiz Gonzaga Burity’.