Prefeito entrega 156 moradias e destaca o trabalho por quem mais precisa

Por - em 216

O prefeito Luciano Cartaxo realizou, na manhã desta segunda-feira (15), o sonho de 156 famílias de ter a moradia própria, na comunidade Chatuba, no bairro São José, onde a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou quatro blocos de habitações populares. A obra foi financiada com recursos do PAC Jaguaribe, do Governo Federal, e foi orçada em mais de R$ 24 milhões.

Luciano Cartaxo destacou como é bom poder proporcionar uma nova realidade a tantas famílias. “Podemos receber o agradecimento e ver o sorriso no rosto de cada morador. Este é um momento que vai mudar a vida deles de forma definitiva e, quando realizamos um serviço como este, percebemos como é bom trabalhar pelo povo. Estamos ofertando cidadania”, declarou.

A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, ressaltou a alegria de tirar tantas pessoas de uma situação de risco e oferecer um lugar digno para morar. “E não estamos falando apenas de uma obra de pedra e cal, mas de todo um conjunto de atenção, cuidado e estrutura para que essas pessoas possam viver bem e felizes”, afirmou.

Já Marta Moura, secretária municipal do Desenvolvimento Social, disse que “a política habitacional começa de fato pelo social. Tivemos todo um processo de cadastramento e atenção a estas famílias. Não estamos apenas entregando a casa, mas garantindo que elas possam conviver em harmonia umas com as outras”, destacou.

Também participaram da cerimônia à secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, e o coordenador municipal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Ruy Leitão. Ainda prestigiaram a entrega os deputados estaduais Anísio Maia e Frei Anastácio e os vereadores Santino, Elisa Virgínia, Marco Antônio, professor Gabriel e Bira Pereira.

Os apartamentos – As novas habitações atendem a moradores da área de risco às margens do Rio Jaguaribe. No total, 800 pessoas foram beneficiadas com a ação, que tem como objetivo a garantia da moradia a quem mais precisa.

Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro e cozinha, sendo dotados ainda de água e energia. Para garantir a qualidade de vida dos novos habitantes, a PMJP ainda assegurou toda a infraestrutura necessária em termo de esgotamento e pavimentação.

Alegria – A alegria de quem vai poder viver com mais conforto, segurança e tranquilidade estava clara entre os moradores. O trabalhador de serviços gerais Fernando de Sena era um deles. “Eu morava praticamente dentro do rio. Tinha que conviver com ratos, baratas, escorpiões e hoje tenho uma casa. Agradeço de todo coração a Luciano Cartaxo e a Prefeitura de João Pessoa”.

A moradora Ana Paula, grávida de seis meses, recebeu as chaves das mãos do prefeito e destacou a qualidade de vida que sua família passará a ter. Seu marido, João Paulo, que é vigia noturno, contou o que a moradia representa para eles. “Vivíamos na lama. Em alguns dias tínhamos água na cintura. As crianças expostas a todo tipo de doença. Hoje eu acordo e acho que estou sonhando”, contou.