Prefeito entrega 230 óculos para os alunos do município

Por - em 27

O prefeito Luciano Agra, fará a entrega de 230 óculos com lentes corretivas, na próxima segunda-feira (30), na Escola Municipal Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru, às 16h. Durante o evento, também estarão recebendo óculos os alunos das escolas Luis Augusto Crispim, Seráfico da Nóbrega, Rui Carneiro e Francisca Moura. O principal objetivo da ação é reduzir o índice de evasão e desistência escolar causado por doenças visuais, possibilitando principalmente a melhoria no processo de ensino aprendizagem dos alunos com problemas de visão que até o momento ainda não haviam sido identificado.

Este ano, em cinco meses da ação, que integra o programa Saúde Escolar, já foram realizadas 12.000 consultas oftalmológicas, beneficiando 4.116 alunos. O atendimento se deu a partir de uma triagem feita em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Nas consultas, o que se percebeu é que a miopia (quando se vê objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados) e a hipermetropia (dificuldades em ver ao perto) foram os problemas da visão mais diagnosticados.

A ação, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), atende Lei Estadual de Equidade Visual e Auditiva, datada de 2005, e já vem sendo realizada há alguns anos nas escolas da Capital, porém pela primeira vez, foi operacionalizada com recursos da própria Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o que agiliza o processo, pois os alunos não precisam se deslocar para as clínicas, e posteriormente óticas.

Programa – Saúde Escolar é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e Educação. O objetivo principal do programa é fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação e saúde para melhoria da qualidade de vida, bem como ampliar o alcance e impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.