Prefeito entrega 88 casas aos moradores do Bairro dos Novais

Por - em 41

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Habitação Social, entregou na manhã deste sábado (12) 88 casas aos moradores do Bairro dos Novaes. Os imóveis foram construídos através do Programa de Subsídio a Habitação (PSH), em parceria com o Governo Federal. Com estas, já são 482 casas entregues a população do bairro.

Segundo o prefeito Luciano Agra, o Bairro dos Novaes foi o primeiro local da cidade contemplado com a construção de novas moradias. “Quando começamos a cadastrar a população, poucos acreditavam que íamos realmente cumprir o prometido. Tanto que, a princípio, apenas 120 famílias se inscreveram no programa. Hoje nós podemos festejar a entrega de todas essas 482 casas, mostrando que o que prevaleceu foi o interesse coletivo, de forma imparcial”, disse.

Agra revelou que nunca se fez tanta casa na cidade de João Pessoa como a prefeitura vem fazendo. “Estamos acolhendo e abrigando uma parte enorme da sociedade. A meta é ultrapassar a construção de 20 mil casas até o final do ano que vem, lembrando que habitação envolve não só a casa em si, mas todos os níveis de infra-estrutura social, por isso estamos trabalhando incansavelmente”, contou.

O prefeito ressaltou que a participação da comunidade, através das reuniões do Orçamento Democrático, são muito importantes para uma gestão que faz prevalecer os interesses e reivindicações da sociedade. “Queremos dar oportunidades iguais para todos e a gestão municipal está aberta a ouvir as necessidades da população e executá-las, afinal o dinheiro é da população que paga os seus impostos e o nosso dever é administrar bem, fazendo valer a vontade do povo”, afirmou.

O secretário de Habitação, José Guilherme, anunciou que até março do próximo ano outras 50 casas serão entregues aos moradores do bairro. “A meta da prefeitura é substituir todas as casas de taipa que ainda existem. No Bairro dos Novaes a concentração era ainda maior, então as casas foram derrubadas e reconstruídas de forma própria e segura para a moradia”, atestou.

A PMJP já entregou 6.168 unidades residenciais em toda a cidade de João Pessoa. De acordo com o secretário José Guilherme, a previsão é que sejam entregues mais 2.077 casas ainda este ano.

Moradores satisfeitos – O presidente da associação dos moradores do Bairro dos Novaes, Carlos Lima, afirmou que a população está muito satisfeita com todas as melhorias que a prefeitura vem fazendo pela comunidade como a construção das casas, calçamento de ruas, reforma e ampliação de escolas e muito mais. “Aqui, muitos moravam em casas de taipa, deterioradas, com riscos de desabar e não tinham as mínimas condições necessárias a moradia. Hoje, até o humor das pessoas melhorou, porque elas estão felizes e seguras com suas novas residências e a infra-estrutura do bairro vem melhorando a cada dia”, disse.

A dona de casa Ozenir Fernandes, mais conhecida como Dida do Sopão, está feliz com a casa nova. “Minha casa era cheia de goteiras e rachaduras por todos os cantos e chegou até a cair parte do teto. Faz um ano que recebi a minha casa nova e posso dizer que a minha vida mudou para melhor. Se não fosse a prefeitura eu não teria condições de fazer uma casa tão boa para morar com a minha família”, afirmou.

O casal Maria do Livramento e Pedro Ferreira moravam em uma casa de taipa e foram contemplados com o programa. “A minha segurança e locomoção dentro da minha própria casa melhorou. Hoje sou muito mais feliz e cuido com mais gosto do meu lar”, contou Maria.

Josefa Barbosa revelou que a sua vida mudou para melhor. “Minha casa estava muito deteriorada e eu já estava pensando em me mudar para morar de aluguel, mas não tinha condições. Hoje me sinto no céu”, falou.