Prefeito entrega Cerest e instala Mesa de Negociações Permanente do SUS

Por - em 365

O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta terça-feira (30), as novas instalações do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O espaço vai atender trabalhadores de 65 municípios paraibanos e fica localizado no Centro de Atendimento Integral em Saúde, o Cais Jaguaribe. Na ocasião, o prefeito ainda assinou o termo de autorização da instalação da Mesa Permanente de Negociações do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Queremos ofertar a melhor qualidade no serviço de saúde aos trabalhadores”, destacou o prefeito. “Este Centro vai atende a quase 50% da população do Estado com toda uma rede especializada no setor. Nesta quarta-feira (1º) comemoramos o Dia do Trabalhador e o Governo Municipal mostra que está centrado em fazer a saúde avançar e demonstrar todo carinho aos trabalhadores de João Pessoa”, disse Luciano Cartaxo.

O secretário Municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou que o Centro promoverá o avanço no tratamento de doenças do trabalho. “Este é um equipamento que vai referenciar todo o atendimento para que o trabalhador supere o seu problema com o atendimento e encaminhamento, além da capacitação. João Pessoa passa a contar com um universo amplo tanto no que se refere ao tratamento quanto à questão educacional”, disse.

Na solenidade de inauguração, o prefeito ainda homenageou a professora Vera Lúcia do Amaral, uma antiga lutadora pela causa da saúde do trabalhador e que deu nome ao Centro de Referência. O ato foi concretizado com a entrega de um ramalhe de flores à sua filha, Ana Luiza do Amaral. Estiveram presentes na solenidade os vereadores Luís Flávio e Marco Antônio.

Centro – O Cerest é preparado para desenvolver ações de melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da vigilância. O espaço foi reformado e ampliado com recursos do SUS, que totalizam R$ 410 mil, e passa a contar com auditório, sala de reuniões, consultório médico e atendimento psicológico e social.

Entre as atribuições do Centro, destacam-se: capacitar à rede de serviços de saúde; assessorar a realização de convênios de cooperação técnica; subsidiar a formulação de políticas públicas; e apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

No Cerest todo e qualquer trabalhador é acolhido por uma equipe interdisciplinar e, de acordo com as suas necessidades, é encaminhado à rede local de saúde. O objetivo do Centro é implantar a Atenção à Saúde do Trabalhador de acordo com os princípios de integridade, universalidade e equidade do SUS.

Negociação – O evento ainda teve como destaque a assinatura da autorização de instalação da Mesa Permanente de Negociação do SUS, pelo prefeito Luciano Cartaxo. A ação tem como objetivo estreitar o diálogo com cada categoria do serviço de saúde com o objetivo de melhorar o atendimento e as condições de trabalho.

“Esta Mesa é fundamental porque o diálogo nos rende frutos”, afirmou Luciano Cartaxo.“Podemos construir juntos uma saúde pública bem melhor para João Pessoa. A participação dos sindicatos nas mesas já é uma rotina do nosso Governo e isso passará a ser oficial. A participação de todos é fundamental para nós”.

A partir próxima segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde receberá os representantes de cada categoria para ouvir suas reivindicações e a realidade do serviço que prestam à população. Os encontros resultarão na elaboração de uma pauta de intervenções que pretende garantir as condições ideais de trabalho e, consequentemente, garantir um atendimento mais qualificado e humano para a população.