Prefeito entrega certificados a 800 alunos de Estações Digitais

Por - em 26

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participou do encerramento da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e da entrega de certificados aos 800 alunos que se formaram nos cursos de computação oferecidos pelas Estações Digitais da Capital, no início da noite desta sexta-feira (24), no auditório da Estação Cabo Branco. O evento faz parte da 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano contou com o tema ‘Evolução e Diversidade’, para comemorar os 150 anos da Teoria da Evolução, do naturalista inglês Charles Darwin.

Ricardo Coutinho ressaltou que hoje o computador é uma ferramenta básica, tanto para o trabalho, como também para o lazer e estudo de pessoas de todas as idades. Para ele, é com orgulho que a Prefeitura forma mais uma turma, em espaços como as Estações Digitais, concebidos para promover a inclusão social de pessoas de baixa renda.

Além disso, o prefeito exaltou a presença de tantas pessoas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, pois além de conhecerem uma obra arquitetônica histórica, projetada por Oscar Niemeyer, a população teve acesso a palestras e pôde conferir de perto exposições, como ‘Ciência Aplicada à Conservação da Biodiversidade’, do Instituto Chico Mendes. “É muito bom ver essa casa repleta de filhos do povo”, comentou.

Inclusão – Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), Simão Almeida, o momento foi de coroamento, pois a Prefeitura contribuiu para que cidadãos de faixas etárias tão diferentes pudessem dar o primeiro passo no tocante ao mundo virtual. “A partir de agora vocês podem enxergar o mundo com outros olhos e estão prontos para ir além”, afirmou.

A entrega dos certificados desta sexta-feira (24) marcou a conclusão do Curso Básico de Informática e Internet por cerca de 800 pessoas, em 16 das 19 Estações Digitais criadas pela administração do prefeito Ricardo Coutinho. Desde a implantação das Estações, em abril de 2007, um total de 1.650 pessoas concluiu os cursos oferecidos.

Ciência e Tecnologia – A 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu simultaneamente em todos os Estados brasileiros e contou com a participação de governos estaduais e municipais, entidades científicas e tecnológicas e instituições de ensino e pesquisa. Nacionalmente, o evento é mobilizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Em João Pessoa, desde a última terça-feira (21) foram apresentadas palestras, exposições e trabalhos desenvolvidos pelos alunos das Estações Digitais do município. O evento aconteceu na Estação Cabo Branco, no Altiplano do Cabo Branco.