Prefeito entrega novo Centro de Saúde de Mandacaru, na sexta

Por - em 21

A Prefeitura de João Pessoa dá continuidade à reestruturação da rede básica de saúde da cidade e, nesta sexta-feira (30), às 16h, entrega o novo Centro de Saúde de Mandacaru, localizado na avenida Mascarenhas de Morais, s/n, naquele bairro. A unidade foi ampliada e reformada e será entregue pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), beneficiando uma média 2.300 pessoas por mês.

O Centro de Saúde de Mandacaru oferece nove serviços básicos de saúde como clínica geral, assistência social, ginecologia, odontologia, nutrição, laboratório para exames citológicos, baciloscopia (exame para identificação da tuberculose), fisioterapia e cardiologia. O horário de funcionamento do serviço será nos turnos da manhã, tarde e noite.

A diretora do Distrito Sanitário IV do município, Ivoneide Lucena Pereira, ressaltou que o Centro vai atender aos usuários que não são referenciados pelo Programa de Saúde da Família (PSF) em Mandacaru e outros bairros adjacentes.

De acordo com a diretora do Centro, Geralda Rodrigues, há 22 anos o prédio antigo funcionava em condições precárias e com equipamentos sucateados, o que dificultava o trabalho das equipes de saúde. “A população estava ansiosa pelo funcionamento do Centro, mas agora todos podem respirar aliviados com uma infra-estrutura adequada e equipamentos modernos para um serviço de qualidade”. Ela acrescentou que a nova estrutura e a adoção do acolhimento (escuta qualificada dos usuários) vão ajudar a melhorar ainda mais a relação equipe de saúde-usuário e as ações de educação em saúde junto à população.