Prefeito entrega obras de reforma e ampliação da escola Anayde Beiriz

Por - em 58

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entregou nesta sexta-feira (12) as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Anayde Beiriz, no Loteamento Cidade Verde, no Bairro das Indústrias, que ganhou 10 novas salas de aula. A Prefeitura investiu R$ 1,18 milhão nas obras, dentro do Programa João Pessoa Faz Escola, que está realizando reformas e ampliações em 19 escolas e seis centros de referência em educação infantil (creis).

“A educação no governo é prioridade máxima e o nível que encontrei nesta escola, no que se refere ao aspecto físico aliado às atividades culturais e esportivas, e ao empenho dos alunos e professores, me deixa o sentimento de dever cumprido. Nesta escola percebi que há um envolvimento da comunidade que se traduz na qualidade das atividades”, disse o prefeito Luciano Agra.

A PMJP construiu 10 novas salas de aula e um ginásio poliesportivo, fez manutenção e pintura, além de uma revisão em toda parte elétrica e hidráulica do prédio. Segundo o prefeito, a PMJP vai continuar investindo na rede pública de ensino, e a meta é deixá-la melhor que o ensino privado. “A Anayde Beiriz já é melhor do que muitas escolas particulares e nosso objetivo é estender este resultado para toda a rede”, ressaltou.

A PMJP está trabalhando na construção de 90 salas de aula e obras como ginásios poliesportivos, bibliotecas, banheiros, laboratórios de informática e de química, na terceira etapa do programa João Pessoa Faz Escola.

A secretária de Educação, Ariane Sá, destaca que a escola serve de modelo às demais da rede municipal. “Ele desenvolvem diversas ações que contribuem para a formação dos alunos, com aulas de música, com canto e banda, dança e a arte marcial taekwondo. Isto os estimula no exercício da cidadania”, afirma ela.

Ariane Sá ressalta que o acréscimo de dez salas de aula contribuiu bastante para a comunidade. “Antes as crianças tinham de ir para outras escolas distantes porque não havia espaço físico. Com dez salas a mais conseguimos atender mais estudantes e diminuiu o número de alunos por sala, contribuindo para um aprendizado mais válido”.

A Escola Anayde Beiriz realizou um fórum de combate às drogas, com apoio da PMJP, durante esta semana, com a participação dos alunos e dos educadores, com forma de orientar os estudantes sobre este problema social. A escola atende a 1.700 alunos, sendo 312 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 185 do Projovem e 39 são portadores de necessidades especiais.

Melhorias – Para a aposentada Maria José Menezes, o conjunto de obras melhorou a qualidade da instituição em diversos aspectos. “Eu tenho três netos, estudando aqui, com idade de cinco a 13 anos e todos gostam de estar na escola e participar das atividades. O mais velho, inclusive, toca na banda marcial”.

Durante a solenidade de entrega das obras, os alunos se apresentaram para o prefeito Luciano Agra. Houve apresentação da banda marcial, do coral, da equipe de taekwondo e das danças folclóricas. Uma das integrantes desse grupo, a estudante Gislaine dos Santos, diz que é muito bom se apresentar com a turma. “Eu gosto muito de dançar por isso sempre participo dos ensaios. Além disso, as coreografias são muito divertidas”.