Prefeito entrega passarela para travessia da comunidade S. Rafael

Por - em 55

As pessoas que moram ou trabalham próximo à comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco, não vão mais encontrar dificuldades em atravessar a avenida Pedro II, naquele trecho. Após muitos anos de reivindicações, a comunidade ganhou uma passarela metálica. A solenidade de entrega aconteceu no início da noite desta quinta-feira (06) com a presença do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Para Ricardo Coutinho, essa obra demonstra que o atual governo está levando desenvolvimento social às áreas mais necessitadas. “Cada vez mais a prefeitura vem investindo nas comunidades. Essa passarela foi construída com recursos próprios e dentro de todas as normas técnicas cabíveis de acessibilidade. É um espaço de passagem, pensando inclusive na segurança das pessoas”, frisou Ricardo.

A passarela mede aproximadamente 150 metros. A estrutura é composta por uma cobertura e proteções laterais, além de luminárias para facilitar a travessia durante a noite. A Pedro II é um dos principais corredores que liga os bairros da Zona Sul com o centro da cidade e, de acordo com levantamentos do departamento de Planejamento da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), cerca de 35 mil veículos passam diariamente por aquele trecho.

“Ficou nota dez. Vi muitas mortes aqui e ninguém tomava uma atitude. Daqui para frente vai ser diferente”, comemorou o eletricista Carlos Antônio. E foi com o objetivo de trazer segurança e qualidade de vida para as centenas de pessoas que moram naquela comunidade que a prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu cerca de R$ 680.500,00 na instalação da passarela metálica. A doméstica Graça da Costa e Silva definiu a obra pública como ‘excelente’. “Trabalho como doméstica e todo o fim de tarde venho para casa. Teve dia que esperei mais de meia hora para atravessar a avenida”, relembra Graça.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, João Azevedo, a instalação da passarela vem atender a uma reivindicação antiga dos moradores. A Prefeitura sempre esteve preocupada com a dificuldade dos pedestres em atravessar a avenida dom Pedro II naquele trecho. Com as obras de alargamento da avenida, cada faixa passou a contar com três vias. Mas, com inauguração da passarela os moradores da comunidade São Rafael, e os funcionários do Ibama, poderão fazer a travessia com tranquilidade, sem colocar suas vidas em risco, destacou o secretário.