Prefeito entrega praça aos moradores do Gervásio Maia

Por - em 53

‘Praça Esperança’. Este é o nome do mais novo espaço de convivência inaugurado oficialmente pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), na noite de sexta-feira (20), no Condomínio Residencial Gervásio Maia, no Loteamento Parque Sul. A obra, que representa qualidade de vida para cerca de 949 famílias, fecha o ciclo das intervenções realizadas pelo Governo municipal na área, onde já foram construídos e estão em pleno funcionamento uma Unidade de Saúde da Família (USF), um Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) e uma escola modelo com quadra de esporte. A Prefeitura também dotou o lugar de toda infra-estrutura de calçamento e esgotamento sanitário.

A solenidade de entrega foi iniciada com o descerramento da placa que contou com uma convidada especial, a deputada federal Luiza Erundina (PSB). Logo em seguida, o prefeito, secretários, vereadores e o povo percorreram toda a extensão da praça e conheceram cada equipamento de lazer e esporte implantado no local. Em seu discurso, Ricardo Coutinho enfatizou que se sentia muito orgulhoso em ver a conclusão de toda obra. “Durante os 12 anos de vida política, acompanhei o sofrimento de cada uma dessas pessoas que moravam de maneira sub humana em acampamentos. O meu sonho era justamente poder contribuir para resolver esse grave problema de moradia. Por isso, esse momento é bastante simbólico para mim enquanto prefeito. Hoje, vejo no rosto de cada um a felicidade, pois essa praça, esse condomínio, não representa só uma obra, mas o retorno da dignidade para centenas de cidadãos, pessoas humildes e esquecidas durante anos pelos governantes”, ressaltou o prefeito.

Em seu discurso, a deputada e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, destacou também as palavras dignidade e cidadania para o povo pobre. “Vi, com meus próprios olhos, a beleza desse pedaço da cidade. Tem escola, creche, posto de saúde e agora uma praça que vai possibilitar ainda mais a união do povo. É uma alegria imensa voltar à Paraíba, a João Pessoa e ver quanta coisa mudou para melhor. O povo agora tem um governante que respeita ele e está desenvolvendo um brilhante trabalho. Em quatro anos, Ricardo mudou a face da capital da Paraíba,” frisou Erundina.

Qualidade – A praça, que simboliza qualidade de vida, lazer e convivência, estava tomada pela comunidade. Um exemplo disso foi à família do funcionário público Gilberto Geraldo, de 33 anos. Ele, a mulher, Valdeglória Barbosa, e os três filhos, de 6 e 3 anos e o bebê de 3 meses, adoraram o local. “Antes, as crianças só brincavam dentro de casa. Hoje, ao abrir a porta da minha casa me deparo que uma praça linda dessa. O prefeito prometeu e fez. Agora a comunidade tem que zelar para que todos possam aproveitar bem cada espaço dela”, disse Valdeglória.

A dona de casa, Severina Araújo e a filha, Thais Araújo de 11 anos, também estavam aproveitando o novo espaço. “Agora tenho um lugar para andar de bicicleta sem ter medo dos carros me atropelarem. Adorei tudo e quero que a praça seja sempre linda assim. Por siso, vou vigiar meus amigos para eles não quebrarem nada e nem pisar na grama”, prometeu Thais.

Homenagem – A Praça Esperança foi construída em uma área de mais de quatro mil quadrados e dispõe de vários brinquedos, quadra para a prática de vôlei e futebol de areia, quadra poliesportiva, anfiteatro e um extenso espaço para caminhadas. A Prefeitura de João Pessoa investiu na obra cerca de R$ 600 mil em recursos próprios. O Governo municipal fez uma homenagem ao violonista Francisco Soares de Araújo, mais conhecido como Canhoto da Paraíba, dando ao anfiteatro o nome do músico que morreu no ano passado e foi representado pela filha Vitória Gadelha e o genro Edson Freitas.