Prefeito entrega reforma de Crei e anuncia entrega de novas unidades

Por - em 50

Manhã de alegria e comemoração para a comunidade do Funcionários III, que recebeu nesta sexta-feira (16), a reforma e ampliação do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maria de Nazaré. Um investimento de R$ 224.285,26 adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).  A cerimônia festiva foi aberta com a apresentação cultural do grupo Sementinhas, formado por 15 alunos na faixa etária de quatro anos.

O prefeito da Capital Luciano Agra frisou que a responsabilidade do Governo Municipal não é apenas de receber e cuidar das crianças, e sim, ter um papel educacional com responsabilidade lúdica e pedagógica. “As crianças estão recebendo um espaço confortável, arejado e seguro. Até fevereiro iremos entregar mais quatro Centros de Referência, isso mostra a preocupação da PMJP com a educação”, disse Luciano Agra.

Na ocasião, Agra falou que pensando nos pais, a PMJP adotou uma medida e os Creis irão funcionar normalmente em janeiro com a chegada de novos brinquedos. “Haverá apenas um recesso de Natal e Ano Novo. Antes disso, os nossos servidores serão agraciados com o salário. Só iríamos pagar no último dia de dezembro, mas vamos adiantar”, concluiu o prefeito.

A secretária de educação e cultura, Ariane Sá esclareceu que a Prefeitura tem dado muita assistência ao público da rede de educação municipal, que chega em torno de 10% da população de João Pessoa. “Temos hoje mais de 70 mil estudantes divididos em 134 instituições de ensino, isso mostra a evolução que tivemos, e que o trabalho é árduo, mas muito gratificante, principalmente quando se encontra uma equipe integrada como essa aqui do Maria de Nazaré”, explicou Ariane.

Para Terezinha Ferreira, diretora do Crei, essa conquista é uma vitória da comunidade, que lutou muito e agora tem um lugar de vergonha para acolher as crianças. Veio na hora certa. O momento agora é de agradecer com empenho e trabalho.

“Hoje é um dia de festa. Tenho três filhos matriculados no Crei. Antigamente, não existia espaço pra nada. Salas apertadas e sem conforto. Hoje, os meninos não querem nem ir para casa, por causa das boas condições oferecidas no centro”, disse a mãe, Fabiana Fernandes.

Ampliação – Foi construída uma sala de aula, almoxarifado, área de recreio coberto, banheiro para funcionários, adaptação e ampliação do banheiro das crianças, além de uma pintura em todo o prédio. A PMJP também revestiu com cerâmica todas as paredes da parte interna do Crei. Com capacidade para atender 54 crianças, com idades entre dois e quatro anos, o Maria de Nazaré também ganhou novas mesas e cadeiras, fogão, geladeira, central de água, instalação de ventiladores, reforma da lavanderia e uma nova entrada.

Investimentos – No final do mês de novembro, Luciano Agra entregou um novo Crei no bairro Castelo Branco denominado Crei Santa Clara. Foram investidos mais de R$ 718 mil na obra que já está em funcionamento e tem capacidade para atender até 120 crianças, com idades entre dois e cinco anos.

Creis – Ao todo são 40 Creis instalados em diversos bairros da Capital que atendem hoje mais de quatro mil crianças, de quatro meses a cinco anos de idade. As unidades funcionam diariamente das 7h às 17h.