Prefeito entrega tomógrafo do Ortotrauma nesta quinta-feira

Por - em 34

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) entrega nesta quinta-feira (27), às 15h, um moderno e avançado Tomógrafo, equipamento adquirido para diagnosticar doenças de alta complexidade. A Prefeitura de João Pessoa investiu R$ 1.190.000,00 na compra do aparelho, que foi instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem do Ortotrauma de Mangabeira.

Segundo o diretor do Hospital, Edson Neves, por mês a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investia aproximadamente R$ 130 mil para que os usuários da rede de saúde municipal pudessem fazer os exames em clínicas particulares credenciadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em menos de um ano, o valor investido no aparelho será menor que a despesa mensal que a SMS tinha para encaminhar os pacientes para outros locais.

Com o Tomógrafo, a partir desta quinta-feira, o Centro de Diagnóstico por Imagem Ortotrauma poderá realizar até 100 exames por dia para as mais diversas especialidades clínicas. Edson Neves explicou que, a princípio, os pacientes do Ortotrauma terão prioridade no atendimento, em virtude do nível de complexidade . “A expectativa é que a curto prazo toda rede municipal de saúde utilize o tomógrafo. Outra vantagem é que com a compra do aparelho o diagnóstico dos pacientes será mais rápido e preciso”, esclareceu.

O Centro de Diagnóstico por imagem do Ortotrauma conta ainda com aparelhos de Raio-X móveis, de Raio-X fixo, de ultrassonografia e arcos cirúrgicos. Até o final do ano, a SMS disponibilizará ainda um aparelho de sistema de Ressonância Magnética, que será instalado no Hospital Santa Isabel. Os dois aparelhos irão beneficiar não apenas os internos dos hospitais, mas todos os usuários da rede de saúde municipal.

Novos serviços – O Complexo Hospitalar de Mangabeira foi inaugurado em julho de 2008 e até novembro do mesmo ano implementou vários novos serviços. Atualmente, o hospital atende em média 12 mil pessoas por mês, no chamado atendimento de porta aberta, que é a emergência do hospital. Além disso, mais de 450 internações clínicas ou cirúrgicas são realizadas por mês no hospital, que conta com aparelhagem moderna e profissionais especializados para melhor atender aos pacientes.

O complexo hospitalar é formado por quatro blocos, que são o Centro de Ortotraumatologia, com três salas de cirurgias e serviços de ortopedia; o Hospital Humberto da Nóbrega, com internação e ambulatório; Pronto Atendimento Psiquiátrico e a Unidade Santa Maria.