Prefeito inaugura Casa de Acolhida para pessoas em situação de rua

Por - em 1458

Mônica Melo

casa de acolhida_Jaguaribe_RafaelPassos 039O prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), mais uma Casa de Acolhida Adulta em João Pessoa.  O local tem capacidade para acolher e assistir até 35 pessoas em situação de rua. “Percebemos a importância de abrir essas portas para essas pessoas, um local onde elas podem ser acolhidas com dignidade. É uma marca desta gestão olhar para aqueles que precisam”, explicou Luciano Cartaxo. A integra das 50 novas obras e ações anunciadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) até o mês de agosto, quando o município comemora 431 anos de fundação.

A Casa é destinada a pessoas em situação de rua e sem vínculos familiares. No local, elas vivem em comunidade, tem seis refeições diárias, atividades lúdicas e assistência médica. Ainda assistem palestras e são acompanhadas por psicólogo e assistente social. “Enquanto a pessoa não se sentir apta e com autonomia suficiente, ela permanece aqui. Trabalhamos a autonomia dos usuários para que eles possam se estabelecer, cada caso é analisado individualmente para que todos tenham acesso às políticas públicas adequadas”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Jorge Rocha Pedrosa.

casa de acolhida_Jaguaribe_RafaelPassos 012O local abriga atualmente 25 pessoas. A acolhida é feita através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Programa de Abordagem de Rua às Crianças e Adolescentes (Ruartes) que fazem a triagem e o encaminhamento.

Alguns moradores de rua chegam ao local trazendo problemas como tabagismo ou alcoolismo e recebem apoio. Outros chegam com problemas alimentares ou falta de cuidado pessoal. “Trabalhamos a parte de higiene pessoal e com alimentação, realizamos atividades durante todo o dia. Alguns começam inclusive a trabalhar”, conta a diretora de Assistência Social da Sedes, Ana Carla Franca.