Prefeito inaugura nova creche para atender 100 crianças

Por - em 31

A Prefeitura de João Pessoa vai inaugurar, às 10h da próxima segunda-feira (25), o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) José Carvalho Costa Filho, no Altiplano. A creche vai atender 100 crianças, entre 2 e 5 anos, que moram no bairro e comunidades circunvizinhas. A obra custou R$ 418 mil. A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) mantém outras 29 unidades de educação infantil, atendendo cerca de 3 mil crianças de João Pessoa.

A chefe da Divisão de Educação Infantil da Sedec, Mary Tacyana Alves Clemente, disse que o Crei vai atender uma demanda que existia na área do Altiplano de crianças fora da escola, principalmente nessa faixa etária (2 a 5 anos). “A unidade, como as demais, vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, oferecendo atividades pedagógicas e recreativas, cinco refeições diárias, cuidados de higiene e que garantem o desenvolvimento integral das crianças”, disse.

Instalações – O prédio possui 490 metros quadrados, com quatro salas de aula e uma para atividades técnicas, refeitório, recreio coberto, administração, rouparia, banheiros, cozinha, área de serviço e sala técnica. A unidade está localizada entre as ruas Emília de Araújo Chaves e Bartolomeu Luís Trócoli, próximo à igreja católica do Altiplano.

Além de professores, os centros de educação infantil do Município mantêm no seu quadro de profissionais monitores, berçaristas (nas 13 creches que têm berçários) lactaristas, cozinheiras, lavadeiras, auxiliares de serviço, psicólogas, assistentes sociais, pedagogos e nutricionistas. Nos 29 Creis em funcionamento trabalham cerca de 300 profissionais.

O homenageado – José Carvalho Costa Silva deu uma ampla contribuição ao serviço público em João Pessoa e na Paraíba. Na atual gestão, ele foi diretor Administrativo-financeiro da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Já assumiu o posto de Secretário de Finanças do Município, foi presidente do Paraiban, superintendente do Detran, presidente do Instituto da Previdência do Estado (IPEP), secretário de administração do Tribunal de Justiça da Paraíba e assessor especial do Senado Federal. Ele faleceu no dia 14 de março de 2007.

Mais uma – No próximo dia 29, também às 10h, o prefeito entrega o 31º Crei do Município, aos moradores do bairro do Bessa. O equipamento foi construído em uma área de 489 metros quadrados, na rua Tertuliano de Castro, próximo ao Colégio Pio XI. Foram investidos no equipamento R$ 425 mil.