Prefeito inaugura novo prédio do CTA em Jaguaribe

Por - em 51

O prefeito Luciano Agra inaugura nesta quarta-feira (16) às 10h, o novo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que irá funcionar dentro do Centro Integral à Saúde de Jaguaribe. Além do prefeito, a Secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, e demais autoridades municipais vão prestigiar a inauguração, que irá homenagear o líder popular João Silva de Carvalho Filho, conhecido como João Balula, que faleceu em 2008 por conta de complicações decorrentes da Aids.

O novo prédio do CTA irá abrigar laboratório, cinco salas para acolhimento, farmácia, consultório, além de uma biblioteca e academia de ginástica. A idéia é transformar o espaço em um local em que o usuário do serviço possa cuidar não só da saúde física. “O conceito preconizado pelo Sistema Único de Saúde busca a integralidade e é esse nosso objetivo, cuidar do corpo, da mente e do espírito do usuário, que a partir de agora terá um espaço que propicia esse tratamento”, afirmou Roberto Maia, diretor do CTA.

Em 2004 foram realizados pouco mais de 4.500 exames na unidade. Em 2009, o número chegou à marca de 23.700 exames em sete especialidades diferentes. Para Roberto Maia, esse aumento na demanda se deu principalmente pelas campanhas de conscientização e pela centralização nos exames de pré-natal. “Os PSF’s encaminham as gestantes para que elas realizem todos os exames exigidos e assim garantir a saúde dos seus filhos”, afirmou o coordenador. Na unidade são realizados teste de HIV, VDRL (sífilis), rubéola, toxoplasmose, entre outros.