Prefeito inaugura o programa de Tele Medicina nesta terça

Por - em 42

O prefeito Luciano Agra, inaugura oficialmente nesta terça-feira (15), às 10h, o programa de Tele Medicina, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Cruz das Armas. A solenidade contará com a presença da secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, e autoridades convidadas.

O equipamento de Tele Medicina, que já opera no Complexo Hospitalar Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Cais Cristo, permite realizar exames de eletrocardiogramas e obter o laudo em apenas 40 minutos. O tempo normal de espera pelo laudo do exame chega a ser de uma semana.

No Cais Cristo e no Ortotrauma o equipamento já opera com pacientes do Pronto Atendimento, mas a expectativa é implementar o serviço para consultas pré-agendadas, beneficiando uma média de 40 pacientes por dia. De acordo com a diretora do Cais Cristo, Edilene Freitas, esse serviço é um avanço no tratamento ao usuário. “Vamos aumentar nossa capacidade de atendimento ao mesmo tempo em que o paciente estará mais seguro em relação aos nossos procedimentos, pois o laudo sairá ainda durante a consulta do paciente e ele poderá começar seu tratamento com maior rapidez”, afirmou a diretora, lembrando que João Pessoa é uma das poucas cidades do Nordeste a dispor desse serviço.

“Até agora o Tele Medicina só opera em Aracajú (SE), Salvador e algumas poucas cidades da Bahia. Estamos entre as três únicas capitais nordestinas com esse nível de atendimento em cardiologia”, finalizou Edilene Freitas.

Beneficiados – O treinamento do pessoal que vai operar o equipamento ocorreu nos dias 18, 19, 21 e 24 de maio. O aparelhamento das Unidades de Saúde começou no mês de maio. Serão beneficiadas com o equipamento de Tele Medicina as seguintes unidades: USFs Espaço Saúde e Vila Saúde, no Cristo; USFs Verdes Mares, Nova Esperança e Nova União, em Mangabeira; USF Integrada Rosa de Fátima, em Paratibe; USF Alto do Céu Integrada; USF Viver Bem, no Treze de Maio e USF São José Integrada, no bairro do São José.