Prefeito inaugura USF do bairro São José, nesta quinta-feira

Por - em 35

A Unidade Integrada de Saúde da Família do bairro São José será entregue à população nesta quinta-feira (29), às 16h, pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB). O equipamento, localizado na rua Vigolvino Florentino da Costa, s/n, vai beneficiar 13 mil pessoas dos bairros São José e Chatuba. A obra foi executada pela Secretaria de Infra-estrutura e custou R$ 634.513,40 mil.

O horário de funcionamento da Unidade será das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30, oferecendo serviços de atenção básica à saúde como clínica geral, enfermagem, odontologia, vacinas, diabetes, hipertensão, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, visitas domiciliares, ações individuais e coletivas e terapia comunitária (reunião de pessoas, onde todos são ouvidos e acolhidos pelos profissionais de saúde da área). A unidade, assim como todas construídas pela atual gestão municipal, oferece acessibilidade a pessoal com deficiência física ou dificuldade de locomoção.

A diretora do Distrito Sanitário V, Célia Maria de Sá, afirmou que a nova unidade vai potencializar o trabalho dos profissionais dando o conforto necessário para que possam desenvolver as ações de saúde com mais resolutividade, responsabilização e acolhimento ao usuário. Ela explicou que, ao contrário da antiga unidade que funcionava em uma estrutura precária, a nova é ampla e está em consonância com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. “Anteriormente não era possível sequer formar grupos para trabalhos em educação em saúde por conta do pequeno espaço. Agora, com a qualificação das equipes e o espaço adequado, iniciaremos a terapia comunitária”, explicou.

Passarela – Os moradores da comunidade também comemoram a construção de uma nova ponte metálica e a urbanização nas duas cabeceiras. A passarela vai facilitar o acesso ao Bairro de Manaíra, sobre o rio Jaguaribe, além de maior segurança para os moradores. A ponte foi construída, estrategicamente, próxima à USF para facilitar o acesso dos moradores ao atendimento médico. A obra custou em torno de R$ 140 mil.

O secretário de Infra-Estrutura, João Azevedo, explica que a intervenção da PMJP mudou o visual de Chatuba. Para isso foi necessária a remoção de cinco casas, próximas as cabeceiras da ponte. As famílias foram relocadas para casas na própria comunidade, construídas pela Prefeitura. O verde tomou conta do espaço, que também ganhou jardins, bancos e iluminação ornamental.

Unidades de Saúde da Família em funcionamento:

Cidade Verde (Mangabeira)
Mangabeira IV (R. Jorge Ramos)
Alto do Mateus (R. Joca Velho/Francisco José das Neves)
Treze de Maio (R. Maria Dias Ribeiro)
Cristo Redentor (R. Sérgio Lima)
Alto do Céu (R. Porfírio Ribeiro)

Concluídas:

São José /Chatuba (R. Vigolvino Florentino Costa)
Ernani Satyro (R. Clênio Batista dos Anjos)

Em execução:
Cristo Redentor (R. Dom Bosco – 2 unidades)
Mangabeira II (R. Roseana Fátima Clemente- 2 unidades)
Cidade Verde (R. José Eustáquio da Fonseca – 2 unidades)
Paratibe (R. Oscar Lopes Machado)
Colinas do Sul (Loteamento Gervásio Maia/Grotão)
Jardim Veneza (R. Escritor Joaquim da Silva)

A ser iniciada:
Planalto da Boa Esperança (Valentina)