Prefeito instala Comitê Gestor e lança ‘Plano Juventude Viva’

Por - em 147

juventude vivaO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, instala nesta sexta-feira (5), às 9h, o Comitê Gestor e lança o ‘Plano Juventude Viva’ no município. O ‘Plano Juventude Viva’ é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, para ampliar direitos e prevenir a violência que atinge a juventude negra. A instalação do Comitê acontece no gabinete do prefeito no Paço Municipal, centro da Capital.

Segundo a coordenadora Coordenadora-Geral de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Socorro Pimentel, a instalação do Plano em João Pessoa vai possibilitar a elaboração de políticas públicas de combate à violência contra os jovens, principalmente os negros. “Esse plano chega para somar. Nossa equipe gestora vai elaborar e traçar um diagnóstico das áreas de risco social desses jovens para, a partir daí, implementarmos políticas públicas”, destacou.

Ainda segundo Socorro Pimentel, o ‘Plano Juventude Viva’ funcionará em João Pessoa de forma intersetorial com políticas nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, moradia, esporte, lazer, cultura, justiça e direitos humanos. “Isso vai nos possibilitar desenvolvermos ações completas que levem a cidadania aos nossos jovens”, disse.

Com ações de 11 Ministérios, ‘Plano Juventude Viva’ procura desenvolver uma oportunidade inédita de parceria para municípios e estados se somarem aos esforços de enfrentamento à violência e inclusão social de jovens em territórios que são atingidos por altos índices de violência.

Conforme organização do Plano, partindo da priorização dos estados com mais altos índices de homicídio que afetam especialmente jovens negros, o desenvolvimento do ‘Juventude Viva’ segue estratégia de implementação gradual e progressiva, com o objetivo de atuar de forma coordenada e articulada nos territórios com demandas urgentes, por meio de pactuação com o poder público e sociedade civil local.

A aproximação entre as equipes dos diferentes Ministérios e com gestores do governo local vai contribuir para a integração das ações, com novas ideias e oportunidades de atuação em conjunto no Governo Federal e em relações federativas.

Ainda nesta sexta-feira, a coordenação do Plano estará na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), às 19h no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, dentro do espaço do Seminário ‘Agenda Brasil: Quando o Diálogo Transforma’ para apresentar a iniciativa a grupos e organizações da sociedade civil e movimentos sociais.