Prefeito instala Gabinete de Gestão Integrada da PMJP

Por - em 42

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) instala nesta quinta-feira (17), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Trata-se de um novo órgão que tem como objetivo fazer uma articulação entre a Prefeitura da Capital; as polícias civil e militar, e outras corporações ligadas à área de segurança pública. Através do GGIM será possível a implantação e execução de estratégias comuns de prevenção à violência e à criminalidade. A solenidade acontece às 16h, no Paço Municipal e deve contar com a presença do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho.

A instalação do GGIM se insere no contexto de uma nova política de segurança pública, adotada com pleno respaldo do Governo Federal, que torna, pela primeira vez, o município protagonista de destaque nessa área.
O GGIM vai dispor de um Observatório de Segurança Pública, ao qual caberá organizar e analisar os dados sobre violência a criminalidade local a partir das fontes públicas de informação, bem como monitorar a efetividade das ações de segurança pública no município.

Além das corporações, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os representantes da sociedade civil organizada serão convidados, sempre que oportuno, a participar das reuniões do GGIM. A solenidade de instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal consistirá na posse dos seus membros, entre os quais o secretário Executivo do Gabinete, o professor Rubens Pinto Lyra, e nos pronunciamentos das autoridades municipais, estaduais e federais integrantes do novel órgão do município.