Prefeito institui ‘Momento Cívico’ em todas as escolas da Capital

Por - em 25

O prefeito Ricardo Coutinho assinou na tarde desta quinta-feira (30), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), um decreto que institui a obrigatoriedade do ‘Momento Cívico’ em todas as escolas municipais. De acordo com o decreto nº 6606/2009, em todas segundas-feiras haverá um momento cívico, quando os alunos deverão acompanhar o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa e cantar o hino nacional brasileiro. Diretores, professores e funcionários das escolas também deverão participar do momento cívico.

“Nós precisamos resgatar a importância das simbologias cívicas. Esta ação que estamos instituindo forma cidadãos com caráter e contribui com participação coletiva, com o civismo e valoriza o lugar onde a gente pertence”, declarou Ricardo Coutinho.

Todos os gestores da rede municipal receberam as bandeiras cívicas, além de um CD com a gravação do Hino Nacional. Na contracapa dos cadernos escolares distribuídos este ano nas escolas estão contidos a letra do Hino Nacional para fortalecer o envolvimento das crianças com este aprendizado. “O momento cívico integrará o projeto pedagógico da instituição educacional e será de responsabilidade de todo o corpo docente das escolas”, enfatizou a secretaria municipal da Educação, Ariane de Sá.

O Futuro visita o passado – Durante a solenidade da tarde desta quinta-feira, o prefeito e a secretaria de Educação lançaram o projeto Educação Patrimonial das Escolas Municipais – “O Futuro vista o Passado”. Pela proposta apresentada, o projeto terá início em setembro deste ano e mais de 20 mil alunos da rede municipal, do 6º ao 9º ano, deverão participar de visitas pedagógicas ao centro histórico da cidade de João Pessoa.
O projeto prevê a visita pedagógica a 12 locais representativos na história da cidade, além de seus valores como parte do patrimônio histórico nacional.

A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar gratuitamente ônibus para ‘aula-passeio’ que será acompanhada por 30 estagiários, todos alunos dos cursos de Turismo, Geografia e História da Universidade Federal da Paraíba- UFPB. As aulas-passeio aconterão sempre em horários opostos as que ocorrem em sala de aula.
O projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur ) e a Coordenação de Proteção dos Bens Históricos da PMJP (Probech-JP), além do IPHAN, Instituto Paraibano Histórico e Artístico Nacional, seção Paraíba.

“João Pessoa é patrimônio nacional, mais do que um título estamos preservando nossa história e nos responsabilizando pelo cuidado e memória dela. Este é um momento especial de sensibilizar o alunado a conhecer esta história e esta cidade, formando uma geração mais consciente e produtiva para com seus bens históricos materiais”, enfatiza Ricardo Coutinho.