Prefeito lança projeto que premia o desempenho de alunos

Por - em 25

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), lançou na manhã desta quarta-feira (22) o projeto ‘Estudante Destaque’, que irá premiar o melhor desempenho escolar de alunos da rede pública municipal matriculados na 5ª e 9ª séries do ensino fundamental. O lançamento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Novais, no Bairro dos Novais.

A escola foi escolhida para o lançamento da campanha por ter obtido o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na Capital, avaliação realizada pelo Ministério da Educação referente ao ano de 2005 e só recentemente divulgada.

Incentivo – Ricardo Coutinho destacou que o concurso objetiva muito mais do que premiar vencedores, mas de estimular o hábito da leitura, da escrita e da participação do alunado em todas as atividades escolares.

“O que nós queremos é dentro de um tempo elevar cada vez mais o nível do ensino da rede municipal e fazer com que a escola seja espaço de educação permanente. A lógica do concurso não é de um derrotar o outro, mas de todo mundo ganhar. O convite que faço a todos os alunos e alunas é o empenho em aprender porque é um investimento para vocês mesmos”, ressaltou.

Prêmios – Na premiação serão distribuídos 180 computadores com alunos que obtiverem os melhores rendimentos em sala de aula, comprovarem participação nas atividades da escola e serem autores das redações vencedoras do concurso ‘Minha escola, meu lugar’. Estão aptos a participar do concurso cerca de 15 mil alunos matriculados na duas séries (5ª e 9ª) do ensino fundamental no ano letivo de 2007. Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) possui aproximadamente 65 mil alunos matriculados nas 90 escolas existentes na cidade.

A secretária da Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, destacou que a partir deste projeto será possível mensurar as notas dos três últimos bimestres do alunado, a participação nas atividades escolares e ainda contribuir para o estímulo de busca do conhecimento. “A nossa intenção é estimular os alunos na escrita e leitura, aliado à melhoria do rendimento dos alunos em participação e nas notas. Esse concurso é mais uma iniciativa que contribui para o aprendizado”, frisou.

Durante o lançamento do projeto, os alunos apresentaram a peça ‘A bandeira de São João’ e um espetáculo de dança com coreografias que passearam pelo xote, ciranda e outros ritmos brasileiros. Presente também à solenidade, o secretário-adjunto da Sedec, Natanael Rohr.