Prefeito Luciano Agra adere à campanha “Na cidade sem meu carro”

Por - em 69

A cidade de João Pessoa amanheceu com o trânsito mais ágil nesta quinta-feira (22), com a adesão da população à campanha mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”. O prefeito da Capital, Luciano Agra, participou do movimento e utilizou o transporte público para trabalhar nesta manhã. Agra seguiu na linha de ônibus 511, da Avenida Esperança, em Manaíra, onde reside, e se dirigiu ao Parque Sólon de Lucena, em um percurso de 20 minutos, circulando pelas Avenidas Ruy Carneiro e Epitácio Pessoa.

“Como cidadão eu aderi a esta campanha e convido a população a fazer o mesmo, que utilize de forma efetiva os transportes coletivos em benefício da cidade e do meio ambiente, para que possamos ter uma sociedade com mais sustentabilidade”, afirmou Luciano Agra.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fechou o acesso de veículos à Avenida Visconde de Pelotas, uma das mais movimentadas do Centro, e separou a faixa da direita da Epitácio Pessoa exclusivamente para ônibus, por onde circulou Luciano Agra. Ele avalia positivamente a experiência.

“Dentro do projeto Caminho Livre nós pretendemos instalar uma faixa exclusiva de ônibus nas principais avenidas da cidade e esta oportunidade serviu para mostrar a agilidade do trânsito para os usuários de transportes coletivos”, destacou o prefeito. Ele afirmou também que está trabalhando no planejamento da ampliação das ciclovias da cidade, como forma de incentivar o uso de bicicletas.

Arborização – Ao chegar no Parque Solón de Lucena, Luciano Agra caminhou com a população até o Ponto de Cem Réis, onde estão acontecendo diversas atividades como apresentações teatrais, música, dança e jogos temáticos, e lançou a campanha Caminho Livre Arborizado.

O projeto de arborização urbana é da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e, inicialmente, será executado na Avenida Epitácio Pessoa, melhorando sua paisagem. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares, a campanha está alinhada às propostas do programa Caminho Livre, da Prefeitura de João Pessoa, que tem como objetivo dar mais qualidade ambiental à cidade.

Primeira árvore – O primeiro plantio do programa será feito nesta sexta-feira (23), às 9h, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente à clínica Nova Imagem (antiga Cultura Inglesa). Serão plantadas espécies da Mata Atlântica e iniciado um trabalho de sensibilização com todos os comerciantes que ocupam a avenida, no sentido de que eles aceitem o plantio e até colaborem com o projeto.