Prefeito participa da Santa Missa em celebração ao Dia de Corpus Christi

Por - em 106

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra participou na manhã desta quinta-feira (7), Dia de Corpus Christi, da Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto. A solenidade aconteceu às 8h na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe e contou com a presença de muitos fiéis. Na ocasião, onze seminaristas receberam os Ministérios de Leitor e Acólito. A data religiosa significa o prolongamento da Quinta-Feira Santa para os cristãos, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, na Última Ceia.

Segundo Agra, todos deveriam se espelhar no exemplo de Jesus, que se sacrificou e se fez pão e vinho por todos nós. Ele aproveitou a ocasião também para agradecer e pedir proteção, enquanto cristão. “Venho aqui não só como prefeito, mas também como cidadão, para agradecer e pedir a Deus que nos proteja sempre, porque a vida tem muitos percalços, mas se tivermos fé e esperança, nós sempre iremos superar os obstáculos. Essa é uma data especial, extremamente significativa, que nos traz uma lição muito importante sobre o exemplo de paz, bondade e solidariedade entre os homens, ensinado por Jesus Cristo”, afirmou.

Dom Aldo Pagotto falou que a data, para os cristãos católicos, é o entendimento de que Jesus Cristo está presente na sua palavra, se doando, nos orientando a fraternidade, solidariedade, ao espírito de doação e de sacrifício pela humanidade. “O evangelho é Jesus vivo. De uma forma singular ele diz: ‘tomem comam, tomem bebam. Isto é o meu corpo, este é o cálice do meu sangue’. É um memorial. É uma presença viva para que nós, na atualidade, nos alimentemos do seu amor, da sua presença, do seu sacrifício redentor, da vida dada para a humanidade para que ela via intensamente a vida de comunhão, dentro da fraternidade”, explicou.

Programação – Depois da missa, realizada às 8h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, teve início a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que segue até às 16h, quando começará a procissão saindo da Igreja até o adro do Centro Cultural São Francisco. No local, será celebrada uma missa às 17h, também presidida pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto.

Corpos Christi – O dia de Corpos Christi é celebrado pela Igreja Católica na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É o prolongamento da quinta-feira santa: dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, na última ceia.

Nesta data, a Igreja reafirma e proclama para o mundo a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados, ou seja, a eucaristia é verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo. Comungar do corpo e do sangue de Jesus confere a todos a responsabilidade de reconhecê-lo nos irmãos e de estender a mão para os mais sofredores.