Prefeito participa de encontro com professores do projeto Geração Alfabetizada sobre o ensino de Matemática

Por Flávio Asevêdo - em 307

Com resultados positivos superando as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) todos os anos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) segue apostando na qualificação dos profissionais através da formação continuada como forma de melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de ensino da Capital. Através do Projeto Geração Alfabetizada, a Secretaria de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (4), com a participação do prefeito Luciano Cartaxo, um encontro com professores e especialistas do Ciclo de Alfabetização.

No encontro, realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, com aproximadamente 500 professores, eles discutiram sobre os desafios do ensino da Matemática, enfatizando a importância da formação de qualidade para os professores e alunos inseridos no Ciclo de Alfabetização. Os profissionais também assistiram palestra ministrada pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Alves Azeredo, com o tema ‘Os desafios da alfabetização Matemática’.

“A gente percebe que João Pessoa está no caminho certo porque investe na educação, o que é muito importante para o futuro da cidade. Nós não pulamos etapas e não permitimos que ao alunos pulem também, fazendo um grande investimento da Educação Infantil porque este é o primeiro passo para que estas crianças se desenvolvam e consigam aprender com mais facilidades os conteúdos na sala de aula. Com estes professores comprometidos, dividindo com os pais a responsabilidade pela educação das crianças, com certeza, João Pessoa terá novas gerações mais preparadas e com um futuro melhor”, afirmou Luciano Cartaxo.

O encontro também serviu como um fórum para o compartilhamento de experiências dos professores da Capital. A professora da Escola Municipal João XXIII, Sarah Klébia da Silva Monteiro, relatou a experiência vivida na unidade de ensino, de como unir a Matemática com a poesia. A professora da Escola Municipal Almirante Barroso, Morgana Maria, falou sobre jogos pedagógicos na Matemática. O terceiro relato de experiência foi da professora Joseanne Priscilla Formiga Gonçalves da Escola Municipal Ana Cristina, que falou sobre tempo, espaço e vivência: o olhar da criança na passagem do tempo.

O projeto Geração Alfabetizada foi lançado em fevereiro deste ano, pelo prefeito Luciano Cartaxo, para estimular a leitura, a escrita e os primeiros contatos com a literatura infantil para alunos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal.