Prefeito recepciona 41 novos contratados da Saúde para o Nasf

Por - em 250

O prefeito Luciano Agra participa nesta quarta-feira (10) da recepção aos 41 novos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atuar em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde, se apresentam nesta quarta-feira (10), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, a partir das 9h.

Dentro os selecionados estão fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e farmacêuticos. Na oportunidade, eles receberão orientações sobre suas respectivas áreas de atuação e terão contato com algumas das diretrizes relativas à atenção básica, como ação interdisciplinar e intersetorial, educação permanente em saúde dos profissionais e da população, desenvolvimento da noção de território, integralidade, participação social, educação popular, promoção da saúde e humanização.

Thaís Mattos, gerente de Atenção à Saúde da SMS, destacou que o Ministério da Saúde aprovou a ampliação das equipes Nasf, contemplando o município de João Pessoa com mais 07 equipes. A partir deste mês, um total de 20 equipes Nasf passam a garantir apoio a 160 das 180 equipes de saúde da Família do município.

“A ampliação dos Núcleos de apoio a Saúde da Família vem fortalecer a rede de cuidado à saúde de João Pessoa, no sentindo da reorganização do processo de trabalho na Atenção Básica, tendo como desafio avançar na integralidade e tornar a Atenção Básica mais resolutiva”, enfatizou Thaís Matos.

Formação – Um Nasf é constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

Em João Pessoa, nos anos de 2008 e 2009 foram implantadas 13 Equipes Nasf, contando com 80 profissionais entre fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos e nutricionistas. Essas equipes vêm trabalhando de forma matricial com toda a rede de serviços. A implantação destas 13 equipes garantiu apoio a 130 das 180 equipes de Saúde da Família do Município.