Prefeito reforça compromisso social durante Conferência da Pessoa Idosa

Por - em 37

A II Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira (13) e abordou o tema ‘O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil’. O prefeito Luciano Agra participou da atividade e ressaltou os avanços do município referentes a uma melhor qualidade de vida para o idoso, como a criação do Clube da Pessoa Idosa; as políticas de saúde e de lazer nas praças, projetos de acessibilidade na cidade, inclusão digital e as oficinas de financiamentos. O evento acontece no Hotel Caiçara, em Tambaú até o fim da tarde desta segunda.

A conferência tem caráter deliberativo e objetiva promover a discussão e construção de uma política pública que garanta integralmente os direitos da pessoa idosa, onde haja uma participação social mais representativa e efetiva deste público, conforme determina o Estatuto do Idoso, implementado há 7 anos no País. Estão participando mais de duzentas pessoas da sociedade civil, técnicos do governo, integrantes da rede social e dos 51 grupos da pessoa idosa da Prefeitura da Capital.

O prefeito lembrou que as ações devem caminhar muito além do discurso. “A população brasileira está envelhecendo com qualidade e tem que ser respeitada para ter mais inserção na sociedade, em especial na área produtiva”, disse ele, acrescentando que encara as conferências como principais caminhos para a construção das políticas públicas. “Se tudo que for discutido e elaborado não for executado pelo poder público, vale a pena insistir. É assim que se constrói a democracia com o objetivo de inclusão do idoso”, continuou.

Luciano Agra afirmou que acredita na construção de um caminho digno para o desenvolvimento do idoso, sobretudo com a construção de parceiras, para o fortalecimento e ampliação de sua cidadania e valorização. “Estamos avançando neste sentido. Fortalecemos ações e programas voltados para a valorização da pessoa idosa com incentivos financeiros, resgate social, melhorias na saúde e no planejamento da cidade”. Luciano ressaltou a elaboração de propostas como passo fundamental para a construção de novas políticas públicas para a pessoa idosa. “A nossa recomendação é que, tudo que for consolidado de nossa responsabilidade, realmente seja realizado”, reforçou.

O secretário Lau Siqueira lembrou a importância do evento, dizendo que trata-se de uma atividade direta no planejamento das ações do poder público, que visa a inclusão  integral da pessoa idosa no processo  de desenvolvimento. “Precisamos resgatar os valores antigos” disse Siqueira, citando as sociedades orientais em que o idoso tem papel estratégico com o aconselhamento e orientações nestas sociedades. “Infelizmente a nossa sociedade moderna, impeliu outro comportamento, excluindo o idoso do processo de desenvolvimento do país” disse ele, para quem esse papel tem que ser revertido, urgentemente.

A Conferência continua nesta terça-feira, a partir das 8h horas, com um café da manhã, animado pela Bandinha de Idosos do Instituto de Previdência – IPM/JP. Em seguida haverá a apresentação e votação das proposituras. Às 14h haverá a Plenária Final, com  a eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual e às 16h30 o evento se encerra com uma apresentação cultural.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, representando o Governo Estadual, o secretário do Desenvolvimento Social (SEDES/PMJP),  Lau Siqueira, o representante do Ministério Público, Valberto Lira e demais autoridades da administração pública e sociedade civil.