Prefeito Ricardo Coutinho lança campanha de combate à doença

Por - em 23

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta quinta-feira (7) a campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com o slogan “Dê sua Força Contra a Dengue”. A campanha será veiculada a partir desta sexa-feira (8) em rádio e televisão. Também serão exibidos outdoors por toda a cidade e distribuídos adesivos, panfletos e cartazes. O diretor da agência Antares, Expedito Júnior, que é responsável pela criação da peça publicitária, falou a respeito do enfoque que será dado a mensagem . “Esta é uma campanha que tem a população como vetor principal na prevenção da doença”, declarou.

O lançamento foi feito pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e pela secretária de Saúde Roseana Meira na Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva, em Mangabeira. Estiveram presentes os vereadores Luiz Flávio (PSDB) e Eliza Virgínia Silva (PPS), além de agentes em Saúde Ambiental e da Vigilância em Saúde.

De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, o objetivo da campanha é enfatizar a importância da participação da população no combate a dengue. “Através da cooperação de todos, esperamos reduzir ainda mais os casos de dengue na capital”, frisou.
A Secretária de Saúde, Roseana Meira, falou da redução de 94,12% no número de casos de dengue confirmados em João Pessoa, comparado com o ano passado.

“A PMJP quer que esta redução continue acontecendo. Por isso, lança campanha para incentivar a população a manter-se vigilante no combate ao mosquito. Essa redução é fruto de um trabalho de toda a equipe da saúde e da conscientização e adesão da população, uma parceria que precisa continuar”, frisou.

Segundo dados do Boletim Informativo da Dengue, referente ao primeiro quadrimestre dos anos de 2007, 2008 e 2009, apenas 30 casos foram confirmados este ano. Em 2008 foram 510 e em 2007, 1.347, no mesmo período. Em 2009 nenhum caso de dengue hemorrágica foi confirmado.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) destacou o porquê de lançar uma campanha como esta em uma escola, ressaltando a importância de envolver toda a rede de ensino do município, transformando os alunos em agentes multiplicadores. “Temos um desafio que é continuar apresentando um índice de redução da doença de forma drástica no nosso município e manter constante vigilância nesse sentido”, destacou. Ricardo falou ainda da importância dos agentes de saúde no processo e parabenizou a todos. Também está sendo disponibilizado a toda a população o número 0800-282-7959 para qualquer dúvidas sobre a doença ou para denunciar focos do mosquito.