Prefeito vai assinar Ordem de Serviço do PAC rio Sanhauá

Por - em 57

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) assina nesta quinta-feira ( 27), às 11 horas da manhã, na Ilha do Bispo, a Ordem de Serviço para o início das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que inclui a recuperação e urbanização da área no entorno do rio Sanhauá. O evento será marcado por um dia de diversas atividades integradas destinadas à população local, a partir das 10 horas da manhã. O local escolhido para a realização das atividades fica próximo ao canteiro de obras do PAC – Via Oeste, ao lado da igreja católica, na Ilha do Bispo.

Na programação deste dia de ação integrada para lançamento do PAC-Ilha do Bispo estão previstos shows artísticos, oficinas de xadrez, origami, de dança, de orientação ao trânsito, recreação, lazer, oficina de combate à violência contra a mulher, entre outros. As 1.066 famílias da área também vão receber informações sobre a gripe A, como usar os serviços da ouvidoria municipal e as crianças receberão ensinamentos de como usar as escovas de dente, num escovódromo montado na área.

Os adultos também vão poder participar verificando a pressão arterial, fazendo testes de glicemia, utilizando serviços de cabeleireiro, fazendo consulta sobre o Bolsa Família, obtendo informações no Balcão de Direitos e conhecendo de perto como ficarão os futuros apartamentos onde vão morar.

PAC Sanhauá – O projeto de revitalização da Bacia do Rio Sanhauá, foi elaborado pela Prefeitura de João Pessoa e conta com o financiado do Governo Federal e com contrapartida do Governo Municipal. Quatro comunidades serão beneficiadas diretamente com obras de saneamento básico, pavimentação, construção de moradias, praças, ciclovias e quadras de esporte, além de recuperação ambiental. São elas: Alto do Mateus, Porto do Capim, Comunidade do ‘S’ e Ilha do Bispo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30 mil pessoas residem nas áreas. Já o rio Sanhauá tem 11,5 quilômetros de extensão e foi a partir dele que a cidade foi edificada em 1585. As obras estão orçadas em R$ 25.413.138,84, com contrapartida do município de R$ 1.270.656,95.

Ilha do Bispo – O trecho do projeto que engloba o bairro da Ilha do Bispo prevê o remanejamento de unidades residenciais distribuídas em 11 comunidades, com a previsão de construção de 288 novas unidades residenciais, devidamente regularizadas.

Depois de diagnóstico realizado, verificou-se que a população instalada no lugar, vive em área ribeirinha, contribuindo assim, para a degradação do manguezal existente e para a alteração do curso do Rio Sanhauá, gerando assim, um grave problema urbanístico e ambiental. Com o objetivo de implantar soluções que possibilitem a revitalização do rio, com preservação de seus manguezais e despoluição de suas águas é que formulou-se o projeto integrado de remoção das habitações construídas nesta área de preservação ambiental.
Entre as ações para a mudança nesta área da cidade está prevista a implantação de projetos de saneamento básico, pavimentação de 11 ruas e construção de uma ciclovia que servirá para o monitoramento das condições dos manguezais e delimitação das áreas com restrição à construção. As famílias lotadas nesta comunidade, que se encontram dentro desta faixa viária, com casas com risco de inundação, serão remanejadas para uma área próxima onde passarão a ter melhores condições de habitabilidade.

A comunidade vai habitar apartamentos, dois por andar, com área construída de 41,46 metros quadrados, sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os apartamentos térreos priorizam a acessibilidade e são destinados ao público portador de necessidades físicas e aos cadeirantes.

ATIVIDADES PREVISTAS PARA O DIA 27 DE AGOSTO, DAS 9 ÀS 17 HORAS NO BAIRRO

Tenda da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)
Serviço= Consulta sobre o programa Bolsa Família
                =Atendimento em parceria com o Instituto Embeleze – Cabelereiro
                = Informações sobre o Balcão de Direitos
                =Serviços do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS

Tenda da Secretaria de Educação (Sedec) –
Serviço= Oficinas de Xadrez, origami, recreação e lazer 

Tenda da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) –
Serviço=Ações baseadas em  três eixos do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que são  Educação Sanitária Ambiental(ESA), Mobilização e Organização Comunitária(MOC) e Geração de Trabaho e Renda(GTR) além de arborização na recuperação das áreas degradadas; 

Tenda da Secretaria de Saúde(SMS)
Serviço=  Escovódromo
                Verificação de pressão arterial
                Teste de glicemia
                 Informações sobre a gripe A, entre outras ações; 

Tenda da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) –
 Serviço= Oficina de forró com trio pé- de -serra da própria localidade 

Tenda da Superintendência de Trânsito(Sttrans)

Serviço= Oficinas de orientações para o trânsito  

Tenda da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres(CPPM) –
Serviço= Oficina de combate a Violência contra a Mulher

Tenda da Secretaria de Habitação Social (SEMHAB) e SEPLAN–
Serviço= Exposição de maquetes com imagens da Ilha do Bispo hoje e de como ficará o local após a implementação do projeto PAC e informações gerais nesta comunidade;

Tenda da Ouvidoria Municipal
Serviço= Atendimento itinerante à população pessoense