Prefeitos querem fortalecer relação dos municípios com o governo Lula

Por - em 26

O fortalecimento da relação entre os municípios e o Governo Federal foi o principal ponto da discussão entre prefeitos paraibanos e o assessor da Presidência da República para Assuntos Institucionais, Tarcísio Bastos, na tarde desta sexta-feira (14), no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O encontro foi coordenado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que destacou a importância dos municípios para a estrutura administrativa e econômica do País.

A reunião contou com a participação dos prefeitos que integram partidos da base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Ricardo Coutinho, a gestão do petista é a mais municipalista vista até agora no Brasil, devido aos investimentos que vêm sendo feitos na execução de projetos sociais e obras em conjunto com as administrações municipais.

O prefeito da Capital do Estado avaliou que o momento foi importante para a formulação de políticas que permitam uma melhor aproximação entre o Governo Federal e os municípios, principalmente quando estão em pauta a reforma tributária e a marcha dos prefeitos à Brasília, para tratar sobre o repasse dos recursos da União para os municípios.

“A vida do povo existe nos municípios. É neles que as coisas acontecem. Nós já contamos com a descentralização dos serviços. O trânsito é municipalizado, a saúde é municipalizada, por exemplo, mas ainda não temos a descentralização da receita. É nisso que precisamos avançar”, destacou o Ricardo Coutinho.

Fortalecimento – Tarcísio Bastos explicou que faz parte das ações do governo do presidente Lula melhorar a relação da administração central do País com os outros entes federativos. Segundo ele, o encontro desta sexta-feira foi proposto para aprofundar ainda mais esse relacionamento entre as duas esferas da administração pública, inclusive com o objetivo de esclarecer os prefeitos sobre dúvidas no tocante aos projetos e financiamentos do Governo Federal.

Ele disse que reuniões como a realizada em João Pessoa estão acontecendo em todo o Brasil, mas não de uma forma linear, com um calendário de encontros nos Estados. “Estamos aproveitando as oportunidades para buscar o diálogo com os prefeitos no sentido de melhorar essa relação”, ressaltou.

Bastos aproveitou ainda para destacar a escolha do prefeito Ricardo Coutinho como principal articulador e coordenador do encontro. “Escolhemos o companheiro Ricardo Coutinho não apenas por ele ser o prefeito da Capital, mas porque ele sempre soube buscar junto ao Governo Federal formas de melhorar a vida da população da cidade. Ricardo também sempre foi um parceiro do presidente Lula no amadurecimento dessa relação com os municípios, além de ser uma liderança no Estado”, comentou.