Prefeitura abre 4º Colóquio da Educação, no ginásio do Unipê

Por - em 34

Com o tema central ‘Cultura de Paz na Prática Educativa’, foi aberto na tarde desta quarta-feira (2) o IV Colóquio Municipal da Educação (Comed). A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e contou com as presenças do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), mais a secretária de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, e seu adjunto, Natanael Rohr, e profissionais que integram as 91 escolas da rede de ensino mantida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Ariane Sá explicou que nesta quinta-feira (3), pela manhã e à tarde, todas as pessoas que trabalham nas escolas municipais e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), que são os professores, psicólogos, inspetores, seguranças, merendeiras, pessoal da área administrativa, além daqueles ligados ao Programa de Educação de Jovens (ProJovem), entre outros profissionais, estarão discutido o tema da paz através de oficinas.

“A rede municipal de ensino é composta por 91 escolas. Em todas elas foram distribuídos kits com o material necessário para se trabalhar o tema em sala de aula. Nesse material constam as biografias de 20 personalidades mundiais, a exemplo de Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo e Ghandi, que foram exemplos de amor ao próximo. Os professores então trabalham com os alunos o tema, despertando neles a consciência da paz. O Comed serve justamente para reunir os profissionais e reforçar esse trabalho através de oficinas e palestras, além de ser um momento de reflexão”, explicou a secretária.

O prefeito Ricardo Coutinho discursou na solenidade, destacando algumas ações e conquistas do setor educacional na atual gestão, e parabenizou os educadores pelo índice alcançado em pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde a Prefeitura de João Pessoa ultrapassou as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Parabenizo a todos vocês pelo ótimo trabalho junto as nossas crianças, pois sabemos o quanto é importante investir na educação básica de qualidade. A Prefeitura está fazendo muito pela educação, construindo, reformando e equipando escolas. Este colóquio é mais um projeto nesse processo de valorização da educação pública, à qual o povo tem direito. E o tema da paz é de fundamental importância, porque estamos vendo em nosso dia-a-dia a violência crescer de forma desgovernada. Ou a gente hoje faz algo ou vai presenciar uma situação sem controle. Temos que quebrar esse círculo da violência e só com educação se consegue isso. Temos hoje cerca de 70 mil pessoas ligadas à educação no município, que formam um exército da paz, e que vão incluir na escola mais esta tarefa que é combater o mal”, ressaltou Ricardo.

Após a parte solene do evento, o público presente conferiu a palestra do professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Raimundo Barroso, que falou sobre o tema do Comed. Ainda durante a abertura do evento, alguns educandários fizeram apresentações culturais, a exemplo da banda marcial da Escola Municipal Castro Alves e da Lapinha Menino de Jesus de Praga, do Escola Municipal José de Novaes.