Prefeitura abre 600 vagas para estágio na rede municipal de ensino

Por - em 99

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) está com inscrições abertas para estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que desejam estagiar nas escolas da rede de ensino. Estão sendo oferecidas 600 vagas para os cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas e Matemática. O valor da bolsa é de R$ 500,00, com carga horária de 20 horas semanais. O estágio tem previsão de iniciar em abril.

As inscrições começam nesta segunda-feira (5) e se estendem até o dia 16 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Capacitação de Professores Luiz Alberto Coutinho (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio, nº 2727, Tambauzinho.

Os candidatos precisam entregar cópia dos seguintes documentos (mediante apresentação dos originais): Cédula de Identidade (RG) – emitida por órgão competente; Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência e histórico escolar atualizado.

O estágio faz parte do Projeto Apoio Pedagógico, existente desde 2007, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a UFPB, modalidade à distância e presencial, estimulando os alunos da graduação a contribuírem na prática com o conhecimento absorvido em sala de aula.

“A experiência é bastante plausível no entendimento dos estagiários, pois além de permitir a vivência prática em sala de aula, ainda oferece semanalmente orientações dinâmicas sobre a proposta de atuação, através de planejamento pedagógico, oficinas de capacitação com professores da universidade e bolsa mensal”, afirmou Jones Silva de Holanda, coordenador técnico administrativo do projeto.

As centenas de estagiários contemplados atuam juntamente com os professores da rede municipal, viabilizando atividades que contribuam para o melhoramento dos índices educacionais das 95 unidades escolares. Entre eles:

1. Provinha Brasil (Português e Matemática) – Alunos do 2º ano (anualmente em duas etapas: teste 1 – abril e teste 2 – novembro);

2. Prova Brasil (a cada dois anos, sempre ano ímpar) – anos finais, 5º e 9º anos (elemento complementar de Ideb);

3. Escola nota 10 (anualmente);

4. Todas as atividades que compreenda a dinâmica de ensino-aprendizagem.

Clique aqui e confira o edital simplificado.