Prefeitura abre inscrições para concurso de selos sobre Ariano

Por - em 28

Dando seguimento à programação do ‘Ano Ariano’, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa abriu um novo concurso para homenagear o escritor paraibano. “Selos 80 anos Ariano Suassuna” visa mostrar, através do desenho, a concepção que os alunos da rede municipal têm sobre o artista. Podem se inscrever, até o dia 19 de setembro, alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas de municipais.

O ganhador do desenho mais criativo, que retrate com originalidade o trabalho de Ariano Suassuna, receberá um certificado de participação, kit filatélico e um computador. O segundo lugar será contemplado com certificado e um kit filatélico. Uma parceria com a Empresa de Correio e Telégrafos possibilitará a criação do selo comemorativo, que terá como esbouço o desenho vencedor do concurso. Os trabalhos finalistas serão reunidos em uma exposição, que deve acontecer na segunda semana de novembro.

Como participar – O estudante interessado em participar deve preencher o aerograma dos Correios disponível nas secretarias das escolas da rede municipal, com o nome completo e série, nome da instituição de ensino e endereço. No aerograma, o aluno irá elaborar o projeto do selo, cuja confecção precisa obedecer ao critérios previstos no regulamento, também disponibilizado nas escolas. Em seguida, o aerograma deverá ser remetido para Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, localizada na Rua Diógenes Chianca, número 1777, CEP 58.053-900, João Pessoa, PB. Cada estudante só poderá remeter uma carta.

Segundo a coordenadora do Ano Ariano, Rosires Andrade, o aluno terá que seguir algumas normas para confecção do selo, como por exemplo: o trabalho é individual, com proporções de 12 x 8 centímetros, posição horizontal e sem legenda. Nele deverá constar também o nome da técnica e material utilizado, bem como o nome e disciplina do professor orientador.

Fases – O concurso “Selos 80 anos Ariano Suassuna” será dividido em duas etapas. A primeira compreende a seleção dos trabalhos pela própria escola, que escolherá um único aluno para representar a instituição no concurso. Esse aluno disputará com os demais o primeiro e segundo lugares. “Temos cerca de 60 escolas que preenchem os requisitos do concurso, que é de ensino fundamental do 6 ao 9o ano. Se todas mandarem representantes teremos um concurso bastante disputado e a certeza de que a obra de Ariano estimulou a imaginação, enriquecendo o conteúdo literário do alunado”, observou Rosires Andrade.

A escolha do selo será feita por uma comissão composta por cinco membros, sendo um representante da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), um dos Correios, um representante da Coordenação de Arte e Educação, outro representante do Ensino Fundamental II, um professor de Português da Educação de Jovens e Adultos e um professor de Português convidado pela DGC.