Prefeitura abre inscrições para professores e especialistas da rede

Por - em 244

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, por meio do Programa de Formação Continuada, está com as inscrições abertas para a capacitação de professores e especialistas da Rede Municipal. O prazo para se inscrever se encerra na próxima segunda-feira (6).

De acordo com o secretário da Educação, Genildo Lucena, este é um importante passo dado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na promoção e no aperfeiçoamento dos educadores da rede. “Essa inovação representa avanços significativos, pois é crescente o número de educadores que, em consonância com o seu tempo, buscam a inclusão digital”, ressaltou.

Inscrições – As inscrições para o programa podem ser realizadas pessoalmente nos Centros de Capacitação de Professores (Cecapros) das Avenidas Beira Rio e Ruy Barbosa, ou online, pelo endereço: http://ow.ly/cEYJO. O curso terá o mesmo formato do ano anterior: presencial e a distância.

De acordo com a coordenadora do programa, Inês Caminha, o ensino a distância atrai muitos inscritos. “Com a formação continuada online, além dos benefícios do processo de inclusão digital, o horário de trabalho dos profissionais da rede é otimizado”, explicou Inês.

Curso – As atividades virtuais da Formação Continuada terão início no próximo dia 13. Para ter acesso ao calendário completo da formação, o interessado deve clicar no link http://ow.ly/cEXR4

De acordo com o programa, a organização da Formação Continuada se faz com os segmentos da Educação Infantil (Creis e Escolas), Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialistas, além de turmas específicas para bandas e readaptados.

Os encontros da capacitação das Escolas de Educação Infantil e dos Creis serão todos presenciais, no Cecapro, na Avenida Rui Barbosa, 853, Torre. O servidor efetivo, que tem duas matrículas, deverá se inscrever com a matrícula mais antiga. Os Gestores das Escolas e Creis estão dispensados da Formação Continuada 2012.

Dispensas – A dispensa da formação para o profissional que esteja cursando pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) está vinculada à apresentação de uma declaração atualizada, emitida pela coordenação do curso. O servidor deverá formalizar processo na Sedec, até o dia 31 deste mês, e aguardar o deferimento da dispensa, inscrito e participando do curso.

Formação Continuada – O Programa é normatizado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de nº.  9394, de 20 de dezembro de 1996. Todo o processo de Formação Continuada em educação tem como objetivo subsidiar os trabalhadores dessa área para sistematizar melhor a sua prática, especialmente em relação ao processo de ensino e aprendizagem escolar, centrado em uma perspectiva de educação inclusiva.

O programa promove ainda a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira. O encaminhamento da Sedec para a formação continuada está voltado para  investimentos no preparo técnico e pedagógico dos profissionais da educação.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones: 3214-7160 e 3214-7963.