Prefeitura abre inscrições para projeto ‘Férias, Arte e Cidadania’

Por - em 78

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou as inscrições para a sétima edição do Projeto Férias, Artes e Cidadania 2012, que oferece oficinas gratuitas à população nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), localizados em 11 bairros da cidade. As inscrições são efetuadas nos próprios centros, das 8h às 17h. O candidato deve comparecer ao local munido de um documento de identificação.

Serão abertas 15 turmas nas categorias de teatro e dança, percussão, penteados e cultura afro, futsal, confecção de máscaras carnavalescas, bijuterias, fuxico, adereços de carnaval, instrumentos musicais e outras. As inscrições ficarão abertas até atingir 20 alunos por turma. “É um formato já adotado em anos anteriores, que permite uma melhor funcionalidade das oficinas”, explicou a coordenadora Ana Otília Meira.

Ela garantiu que a participação das comunidades vem crescendo ano a ano. “O projeto já se consolidou no calendário da prefeitura, porque neste período de férias os jovens se interessam por atividades ligadas à arte e à cultura”, destacou, lembrando que também serão oferecidas oficinas que ensinam atividades que podem gerar renda para os participantes.

A coordenadora dos CRC’s, Marcella Arbia, disse que, além de ocupar o tempo ocioso das crianças e dos jovens e adolescentes de férias escolares, o projeto pretende despertar a cultura popular e as artes em geral, de forma lúdica e prazerosa. “Já estamos na sétima edição desta atividade e, cada vez, dependendo dos anseios e desejos da população, ela é modificada e adequada, na certeza que nada é imóvel, mas tudo se regenera e cresce assim como a consciência de cada cidadão”.

Segundo ela,  em alguns centros o tema este ano será o Carnaval, através da produção das próprias fantasias de forma sustentável e no respeito ao Carnaval Tradição. “Esperamos que mais uma vez possamos participar da construção de uma cidadania plena no respeito das diversidades e da cultura local”, descatou.

Este ano, foram implantadas as oficinas de produção de máscaras carnavalescas e construção de instrumentos musicais. Em fevereiro, com a chegada do Carnaval, será organizada uma exposição dos objetos e a formação de um bloco temático.A expectativa dos organizadores, com base nos anos anteriores, é uma demanda de mais de 800 pessoas, entre jovens e adultos. As oficinas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h, até o dia 2 de fevereiro.

Locais das inscrições:

CRC – Centro de Referência da Cidadania:

– Ipês – Rua José Resende, 199 – Fone: 8707-6266

– Bancários – Rua Esmeralda Gomes Vieira, S/N – Fone: 3235-3943

– Costa e Silva – Rua Dr. Arlindo Correa, S/N – Fone: 3233-8228

– Cristo – Rua Profª.Luiza Fernandes Vieira, S/N – Fone: 3231-6127

– Cruz das Armas – Rua João Gomes Coelho, S/N – Fone: 3241-8975

– Funcionários II – Rua Francisco Gomes de Oliveira, S/N – Fone:

3233-5779 ou 3218-2113

– Jardim Veneza – Rua Antonio Alves de Morais, S/N – Fone: 3233-5647

– Mandacaru – Rua João de Brito, S/N – Fone: 3244-6915

– Mangabeira – Rua Janduy Dantas, S/N ­– Fone: 3238-6793

– Roger – Rua Conceição Cabral, S/N – Fone: 3241-7474

– Valentina – Rua Francisco B. Sobrinho, S/N – Fone: 3237-5166

Oficinas oferecidas:

Penteados e cultura afro (Bancários)

Dança popular (Funcionários II)

Percussão popular (Funcionários II)

Teatro (Cristo)

Arte em bijuteria, fuxico e adereços carnavalescos (Costa e Silva)

Instrumentos de sopro (Costa e Silva)

Percussão e construção de instrumentos musicais/Produção de estandarte e adereços carnavalescos (Mangabeira)

Máscaras carnavalescas (Valentina)

Percussão popular (Cristo)

Futsal (Ipês)

Canto (Mangabeira)

Máscaras carnavalescas (Jardim Veneza)

Máscaras carnavalescas (Cruz das Armas)

Máscaras carnavalescas (Mandacaru)

Cine Volante (Roger)

Contato – 3218-9241