Prefeitura acelera o ritmo para entregar obras até março

Por - em 19

A Prefeitura de João Pessoa calcula que entregará no mês de março obras de restauração do Centro da cidade. Para isso, tem acelerado o ritmo do trabalho no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa) e da Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá). Juntamente com outras intervenções na área, essas obras integram o Programa de Revitalização de Sítios Históricos (PRSH), com investimentos de R$ 3,2 milhões.

“Estas intervenções tem um caráter de requalificar os espaços públicos, considerados relevantes do ponto de vista comercial, pela valorização do patrimônio histórico e melhorias na acessibilidade da população em todas as áreas do centro da cidade”, explica João Azevêdo, secretário de Infra-Estrutura.

No calçadão do anel interno da Lagoa, a colocação do piso intertravado e do meio-fio evoluem juntos, bem como a recuperação das galerias, nas quais serão colocadas novas tampas e grelhas. De acordo com informações da Seinfra, cerca de 70% dessa parte dos trabalhos já está concluída.

Nos próximos 15 dias será iniciado o desassoreamento da Lagoa, com a retirada dos bancos de areia que se formaram em alguns pontos. Toda a iluminação pública ornamental está sendo recuperada. Os 24 postes de serão relocados para dentro do canteiro e ganharão novas luminárias com quatro ‘pétalas’.

As obras de engenharia da Praça Venâncio Neiva, estão concluídas. Todo o piso e os novos bancos em ferro já foram colocados e a pintura de toda a área está sendo renovada. A parte de iluminação ornamental está sendo restaurada e a praça ganhará novas luminárias. As últimas intervenções serão a jardinagem e a limpeza da praça.

Ponto de Cem Réis – Dezenas de homens trabalham no Ponto Cem Reis e no Viaduto Damásio Franca, área mais complexa dentre as obras em execução no Centro. Na parte que cabe ao viaduto, foi concluído o muro de arrimo e as fundações que darão sustentação à laje que irá cobrir o viaduto. O foco nas próximas semanas é a construção das vigas de sustentação da laje e do console de reforço, que será implantado no muro existente na frente do Palace Hotel. A colocação da laje está prevista para o início de fevereiro.

Na área onde havia a praça está sendo feita a drenagem do terreno. Após a conclusão desta etapa, em aproximadamente 15 dias, será iniciada a regularização do terreno e a colocação do piso em granito, cobrindo uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados.