Prefeitura amplia estacionamentos destinados ao transporte turístico

Por - em 19

Agentes de trânsito vão intensificar a fiscalização nos estacionamentos regulamentados para transporte de turismo (vans, micro-ônibus e ônibus). Esses transportes devem estar devidamente cadastrados junto ao Ministério do Turismo (MTur)
A decisão foi tomada durante reunião entre o secretário-executivo de Turismo (Setur), Elzário Júnior, e o superintendente de Transportes e Trânsito (STTrans), Deusdete Queiroga. O objetivo é evitar que vagas em áreas devidamente sinalizadas sejam ocupadas irregularmente por veículos particulares. Outra deliberação tomada durante o encontro foi a ampliação de espaços públicos destinados ao embarque e desembarque de turistas.

Desde o ano passado a STTrans, em conjunto com a Setur, vem estabelecendo locais próximos a pontos turísticos de João Pessoa para estacionamento de veículos que fazem esse transporte. A partir desta segunda-feira (31), mais um ponto será destinado ao embarque e desembarque de turistas, ampliando ainda mais os espaços públicos para essa categoria.

O novo estacionamento, no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa) – final da Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Monumento em comemoração aos 400 anos da fundação da cidade, possui uma área que comporta até três ônibus de turismo. A sinalização viária com utilização de placas já está sendo implantada no local e informa aos usuários as condições de estacionamento.

Segundo Elzário Júnior, a iniciativa vai trazer mais comodidade aos operadores de receptivos e segurança aos visitantes. A expansão de estacionamento para essa categoria de veículo incentiva ainda mais o turismo em João Pessoa sem prejuízos para o trânsito.

Deusdete Queiroga alerta os condutores para que observem as placas de sinalização, pois é proibido estacionar em pontos reservados aos transportes turísticos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quem ocupar área destinada a transporte de turismo está sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 53, 21, além da perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualmente existem estacionamentos para transporte turístico nas proximidades do Centro Cultural São Francisc, próximo ao pátio da Igreja São Francisco e na Praça Antenor Navarro, próximo ao Conventinho (Varadouro); Mercado de Artesanato e Hotel Tambaú (Tambaú), Praça Pedro Américo, em frente ao Teatro Santa Rosa; Praça da Independência, nas proximidades da Casa do Artista Popular; Praça João Pessoa, em frente ao Palácio do Governo; Praça do Bispo, em frente à Igreja do Carmo; praia de Manaira, em frente ao Hotel Hardman; Praia do cabo branco, em frente ao Litoral Hotel, e anel interno da Lagoa (próximo ao Estacionamento Rotativo II) e o mais novo no anel interno, próximo ao Monumento em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade.