PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Prefeitura anuncia quatro novos cursos para servidores

Por - em 105

O Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA) vai oferecer quatro novos cursos e treinamentos para os servidores da Prefeitura de João Pessoa: ‘Ética no Serviço Público’, ‘Português Instrumental’, ‘Capacitação para Motoristas do Serviço Público Municipal’ e ‘Manuseio Técnico-operacional de equipamentos áudios-visuais’.

A secretária de Administração (Sead), Suelma Bruns, disse que todos serão realizados em uma parceria com a Fundação de Educação Cultural Tecnológica da Paraíba (Funetec/PB), entidade ligada Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). “Aproveitamos a Semana do Servidor para anunciar novos cursos de qualificação para a categoria”, ressaltou.

Programado para o período de 7 de novembro a 12 de dezembro, o curso “Português Instrumental” é destinado aos auxiliares de administração do quadro efetivo, recepcionistas, secretários particulares e demais servidores que tenham necessidade e interesse em melhorar a comunicação oral e escrita e a redação da correspondência oficial.

Inscrições – Estão sendo ofertadas 35 vagas e as inscrições iniciam na próxima segunda-feira (29), no Centro de Treinamento, sendo necessário o encaminhamento do servidor interessado através do chefe imediato. Para os outros três cursos, a Secretaria de Administração encaminhará correspondência às demais secretarias e órgãos municipais com informações sobre a oferta e o preenchimento das vagas.

Suelma Bruns disse que na gestão do prefeito Ricardo Coutinho a questão ética tem tomado dimensão e que o curso “Ética no Serviço Público” tem sido recorrente em vários outros treinamentos oferecidos aos servidores do município. Ele está programado para acontecer na segunda quinzena de novembro.

Atendendo a uma demanda antiga, a Secretaria de Administração vai disponibilizar o curso de “Capacitação para Motoristas do Serviço Público Municipal” com 40 horas-aula, dividido em dois módulos. No módulo um o aluno verá temas como relações inter-pessoais, ética profissional e cidadania e meio ambiente. No módulo dois haverá legislação de trânsito, noções de primeiros-socorros, direção defensiva e solução de problemas mecânicos e elétricos mais comuns.

Para servidores que utilizam equipamentos como data-show, dvd, micro-system, entre outros, será oferecido treinamento sobre “Manuseio Técnico-operacional de equipamentos áudios-visuais”. De acordo com a diretora do CTMA, Maria Enilda Soares, esse treinamento visa prevenir acidentes, danificação de equipamentos, além de ensinar como reduzir o tempo gasto na preparação dos equipamentos nos diversos cursos e treinamentos.

Inclusão digital – Segundo a secretária Suelma Bruns, após o anúncio do prefeito Ricardo Coutinho, na abertura da Semana do Servidor, de que vai ser disponibilizada linha de crédito especial para aquisição de computadores, a oferta de cursos na área de informática será intensificada.

“Esses computadores são um sonho antigo dos servidores, incluindo aqueles que já realizaram cursos no CTMA”, falou Suelma. Ela avisou que os cursos “Iniciação à Informática”, “Informática II e III” e “Excel Básico” continuarão a ser oferecidos no Centro de Treinamento para todos os servidores.

As inscrições para as próximas turmas de informática estarão abertas a partir da próxima segunda (29), na sede do CTMA, localizada na avenida Piauí, 330, Bairro dos Estados. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3214 -7960 ou 3214-7085 (fone/fax). O e-mail do CTMA é sead_cetre@joaopessoa.pb.gov.br.