Prefeitura apresenta avanços na política de tecnologia da informação

Por - em 30

O prefeito Luciano Agra e a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, participarão do ‘V Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol)’, que acontece a partir desta quarta-feira (20), a partir das 15h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e será realizado até o dia 23 de julho.

Estelizabel Bezerra vai ministrar a palestra ‘Avanços e Contradições na política de TI – a experiência de João Pessoa’. Toda a sua fala é baseada na experiência que a Prefeitura da Capital desenvolve com o software livre. A secretária vai expor ainda sobre as questões relacionadas à liberdade, de forma abrangente, e sobre temas financeiros relacionados ao software livre.

“Esse é um momento importante porque estabelece diálogo com um seguimento que tem uma postura critica, visando construir uma nova ética na relação da produção e do acesso á Tecnologia da Informação. Este evento acontece em um momento estratégico para a prefeitura, pois é o momento de definir o nosso modelo de sistema de informação”, comentou Estelizabel Bezerra. Logo após a palestra da secretária da Seplan, acontece a abertura oficial do evento.

Além de Estelizabel, farão palestras no primeiro dia de evento Marcelo Branco, Leonardo Henriques, Julio Cesar F. da Silva, Ricardo Roberto e Lima, Gustavo Roberto Rodrigues, Deivi Kuhn, Adriano Melo, Cícero Monteiro, Yuri Malheiros e Lucas Castro. A programação completa pode ser acessada através do site www.ensol.org.br. No primeiro dia, o evento será gratuito e as inscrições para os outros dias custam R$ 160 para profissionais e R$ 80 para estudantes.

Ensol – É o Encontro de Software Livre da Paraíba e está em sua quinta edição. Ele se tornou um dos mais importantes encontros com esse tema na região Nordeste, assim como em todo o país. Os organizadores do evento pretendem difundir a filosofia dos sistemas operacionais padrão POSIX, apoiando ainda o uso do sistema operacional GNU/LINUX em todas suas distribuições, plataformas e opções de configuração.

O evento é realizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba, G/LUG-PB e o Projeto Software Livre/ Paraíba, PSL-PB, com apoio da Prefeitura de João Pessoa.