Prefeitura apresenta experiência de sucesso do Portal da Transparência para alunos da UFPB

Por Rômulo Teodorico - em 327

Para compartilhar a experiência de sucesso com o Portal da Transparência aos estudantes de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) finalizou, na tarde desta sexta-feira (14), um evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O encontro, que aconteceu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB e iniciou nesta quinta-feira (13), foi realizado pela Secretaria Executiva de Transparência Pública (Setransp) Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com o Conselho Municipal de Transparência.

 Na oportunidade, foi apresentado o novo Portal da Transparência, que recentemente ganhou ferramentas que facilitaram o acesso, além de um amplo leque de novos conteúdos que podem ser visualizados pela população. Além das informações detalhadas da rotina da administração pública municipal, foi inserida uma ferramenta que possibilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva, que poderão acompanhar o conteúdo do novo Portal por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Wertom Freire, chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Transparência Pública, destacou o compromisso da PMJP com o empoderamento da população através do conhecimento das ferramentas de transparência pública. “É extremamente necessário que a população possa entender o nosso portal e fazer o uso dele e pra isso estamos aqui hoje, fazendo esse repasse de conhecimento, em uma parceria entre a Setransp e a CGM”, disse o chefe de gabinete.

A estudante do curso de gestão pública da UFPB, Yara Ohana disse que o conhecimento repassado pelos desenvolvedores do Portal da Transparência vai contribuir na sua formação e no futuro, quando estiver no mercado de trabalho. “Estamos estudando para ser gestores e esse evento vem gerar consciência em nós no sentido de termos um compromisso com a sociedade, buscando o cumprimento de ética. Esse portal não é importante apenas para uma área especifica, mas para todas as áreas”, afirmou a estudante.

A primeira atividade do evento, que aconteceu nesta quinta-feira (13), foi uma mesa redonda, cujo tema foi “Governança e Transparência Pública na Prevenção e Combate à Corrupção”. O debate contou com a presença do promotor de Justiça Leonardo Quintans, a procuradora do Ministério Público de Contas da Paraíba, Sheyla Barreto, o professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Eudisley Gomes dos Anjos e o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, Hebert de Oliveira.

O Portal da Transparência de João Pessoa têm sido referência para os demais municípios e foi destaque regional e nacional nas avaliações de institutos, entidades e estudos científicos que apontam o pioneirismo do município na consolidação das ferramentas de transparência e no sistema de controle interno.

Para aperfeiçoar cada vez mais as ações de transparência pública, ouvidoria, controle interno e combate à corrupção, o Prefeito Luciano Cartaxo criou a carreira de Auditor Municipal de Controle Interno e de Técnico Municipal de Controle Interno, realizou o concurso da CGM para o preenchimento das 20 vagas no órgão. Os novos servidores já foram empossados e estão trabalhando intensamente para garantir a melhoria da qualidade do gasto público.