Prefeitura apresenta Inventário Turístico da Capital nesta terça

Por - em 37

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai apresentar nesta terça-feira (25) os dados, atualizados e aprovados pelo Ministério do Turismo, que estão inseridos no ‘Inventário da Oferta Turística’. A apresentação será a partir das 14h, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, e contará com a presença da coordenadora geral do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, que é a responsável pelo projeto em todo Brasil.

Esse banco de dados, que estará disponível através da internet para todo o mundo, é praticamente um raio X dos atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao segmento turístico que a cidade oferece. Isso significa dizer que os dados servirão de base tanto para quem pretende visitar a Capital quanto para quem deseja investir no setor.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), Diego Tavares, as próximas ações e projetos para o turismo serão mais bem elaborados, já que contam com dados reais sobre a situação do setor na Capital. “Não podemos fazer turismo sem planejamento, por isso é tão importante a conclusão desse Inventário, que nos mostra o que já temos e onde teremos que melhorar”, diz.

Além de ser a primeira Capital a receber a validação do Inventário, João Pessoa servirá de modelo para as outras capitais e mais 65 destinos turísticos no Brasil. A metodologia desenvolvida pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) para fazer o levantamento dos equipamentos turísticos da cidade será apresentada para gestores do Paraná e Porto Velho ainda este mês. “A forma como a Setur conseguiu fazer o ‘Inventário da Oferta Turística’ servirá de modelo para outras cidades que ainda não concluíram o levantamento exigido pelo Ministério do Turismo para cadastrar os dados do setor, inclusive cidades que iniciaram o processo primeiro, mas ainda não conseguiram concluí-lo, como é o caso do Paraná”, revela Micheline Felix, diretora de Desenvolvimento Institucional.

A experiência positiva de João Pessoa também será apresentada durante o encontro da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais de Destinos Indutores (Anseditur), que será realizado no próximo dia 29, em Porto Velho.

Para o Secretário de Turismo da Capital, Elzário Pereira, o convite é mais uma prova que João Pessoa está se fortalecendo com relação ao crescimento do setor. “Fomos a primeira Capital a concluir a inventariação turística, de acordo com os dados exigidos pelo Ministério do Turismo. Nessa reunião, vamos explicar como foi feito o trabalho de coleta de dados, já que o Ministério fornece os formulários, mas a pesquisa de campo tem que ser desenvolvida por cada gestor e nosso método se mostrou eficaz, por isso servirá de modelo para outras cidades”, revelou.

O Inventário

O Inventário da Oferta Turística é um levantamento e registro dos atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao segmento turístico e irá servir como instrumento para planejamento e gestão da atividade turística em cada Estado e para o Ministério do Turismo. O Inventário está sendo armazenado em um sistema desenvolvido especialmente para este fim, o ‘Sistema de Inventariação da Oferta Turística’ (INVTUR), que é um banco de dados de abrangência nacional. Para que as informações sejam de total confiabilidade e possam alcançar os objetivos propostos, uma metodologia única e oficial foi adotada em todas as unidades da federação para levantar informações, por meio dos cursos de capacitação para a inventariação da oferta turística, que incluem no programa um treinamento para o uso do INVTUR, em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Ao final do evento, Elzário fará a apresentação formal do novo Catálogo “Entre Rios e Mar, Séculos de Cultura”, que tem informações turísticas sobre a cidade de João Pessoa e todo o litoral da Paraíba, resgatando a temática da roteirização. O catálogo, que trás o perfil turístico da região – compreendendo os 24 km de águas mornas e tranquilas, além das praias, centro histórico e do verde –, está editado em Português, Inglês e Espanhol e sua distribuição será destinada prioritariamente a outros estados do Brasil e ao Exterior.

Os aspectos culturais da cidade de João Pessoa, sua potencialidade gastronômica, relação de serviços turísticos, cadastrados pelo Ministério do Turismo, e serviço de hospedagem, cadastrados junto a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, irão constar no novo catálogo.