Prefeitura certifica primeira turma de orientadoras de gestantes e mães

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Saúde, Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e Desenvolvimento Social (Sedes) certifica nesta quarta-feira (07), a primeira turma de Doulas Voluntárias. A certificação acontece às 15 horas, no Instituto Cândida Vargas (ICV), integrando a programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres.

Foram capacitadas 17 mulheres, que receberam orientações para dar suporte físico e emocional às mulheres que estão no período de pré-parto, parto e pós-parto. As primeiras Doulas Voluntárias passam, a partir de agora, a integrar a equipe profissional do ICV. “A Maternidade será adaptada ao trabalho das voluntárias para que elas possam dar suporte às mães que estão prestes a dar a luz”, disse a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

A Doula tem um papel específico que não deve ser confundido com nenhum dos outros profissionais de saúde, uma vez que ela não é treinada para fazer intervenção médica. “Sua atuação deve ser de acordo com as necessidades pessoais de cada gestante atendida, visando o maior bem estar e relaxamento da mesma”, informou Nézia Gomes.

O programa Doulas Voluntárias tem o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Pacto Nacional de Redução a Mortalidade Materna e Infantil e a política de Humanização ao Parto Nascimento, do Governo Federal.