Prefeitura com tudo pronto para desfile do ‘Muriçocas’

Por - em 22

Tudo pronto para o desfile do bloco ‘Muriçocas de Miramar’, que acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 19h. Vários órgãos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) montaram seus esquemas de fiscalização para que os foliões possam desfrutar da festa com tranqüilidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) observará se os vendedores ambulantes estão acatando determinação do Ministério Público que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro em festas de ruas. Já a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizará fiscalizações para coibir o som alto dos carros particulares nas vias públicas próximas a área do desfile.

Bebidas – A Sedurb alerta os comerciantes ambulantes sobre a proibição de vender bebidas em recipientes de vidro em festas e eventos públicos desse tipo. De acordo com o titular da Secretaria, Ivan Burity, o Governo Municipal está seguindo uma determinação do Ministério Público Estadual. “Se durante as fiscalizações que a Sedurb vai fazer no percurso do Muriçocas de Miramar for encontrada alguma irregularidade, a mercadoria será apreendida”, disse. Na fiscalização, a Sedurb utilizará 90 agentes.

Som – A Semam montou um esquema a fim de evitar que veículos particulares estejam com o volume de som elevado nas ruas próxima à praça Tito Silva, chamada de ‘Praça das Muriçocas’. No total, 12 fiscais supervisionarão o local a partir das 18h até o final da festa. Além dos agentes da Semam, homens da Guarda Municipal, Sedurb, Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e Polícia Militar ajudarão na fiscalização.

Socorro Menezes, chefe de Fiscalização da Semam, explica que as pessoas flagradas com os veículos com som ligado em um volume acima do permitido receberão uma advertência com o registro da placa; caso insistam, serão multados e o equipamento apreendido. O valor da multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil dependendo da intensidade do som, do horário e do local.

Socorro também informou que os trios elétricos que comandarão a festa irão passar por uma aferição sonora na sede da Semam, para que todos possam sair com o som controlado. Qualquer pessoa que quiser fazer uma denúncia ou reclamação pode ligar para o órgão que funciona em um plantão de 24h e o número é o 0800-281-9208.

Atrações – Este ano, a agremiação desfila com o slogan ‘Pra não dizer que não falei de flores’, homenageando o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré, autor da canção que virou hino de resistência ao governo militar. A principal atração desta edição em que o bloco comemora 22 anos de história é o cantor e compositor autor de ‘Mama África’ e tantos outros sucessos, Chico César.

O bloco contará ainda com a participação de Diana Miranda, Renata Arruda, Regina Brown, Beto Brito, Totonho (que vai se apresentar com os DJs do ‘Volante Filipéia’), e Fuba, puxador oficial do bloco e que tradicionalmente encabeça o desfile. Grupos de maracatu, escolas de samba e orquestras de frevo vão animar os foliões no local de concentração do bloco na ‘Praça das Muriçocas’.

Novidades – Este ano, quatro palcos – cada um com uma orquestra de frevo – animarão os foliões que se concentrarem desde cedo na avenida Epitácio Pessoa, para esperar a passagem do bloco. As orquestras tocarão simultaneamente a partir das 20h, para ninguém ficar parado em toda a extensão do corredor da folia, até os trios iniciarem o trajeto em direção à praia de Tambaú. Os metais da ‘Metalúrgica Filipéia’ vão embalar os foliões que quiserem continuar na praça Tito Silva, mesmo após a saída do ‘Muriçocas’.