Prefeitura comemora 100 dias da implantação do ‘Acordo Verde’

Por - em 50

Em agradecimento à população pela colaboração durante os 100 dias do ‘Acordo Verde’, projeto que implantou uma nova etapa da coleta seletiva em João Pessoa, os agentes ambientais (catadores) realizarão uma ação de limpeza na praça da Paz, nos Bancários. A atividade será realizada no próximo domingo (11) e ainda contará com torneio esportivo e com a apresentação do grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o ‘Baticumlata’.

Munidos de vassouras, carroças, enxadas e pás, os 30 agentes ambientais do ‘Acordo Verde’ farão um mutirão de limpeza no equipamento público. As calçadas serão todas lavadas, com o auxílio de um caminhão pipa da Emlur.

Uma vez terminada a limpeza é chegada a hora do torneio esportivo. Serão realizados jogos de futsal feminino e masculino e disputas de xadrez. As atividades envolverão os agentes ambientais, estagiários do ‘Acordo Verde’, servidores da Emlur, entre outros convidados da comunidade.

Logo depois, os participantes do evento poderão conferir uma apresentação do ‘Baticumlata’, que levará para o evento muita animação. O grupo de percussão utiliza peças encontradas no lixo e objetos de trabalho, a exemplo de tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores como instrumentos musicais. O resultado é uma fusão de ritmos, que vão dos tradicionais baião, maracatu e ciranda até elementos da cultura norte-americana como rap e funk.

Nesses 100 dias, o projeto ‘Acordo Verde’ já acumula um saldo positivo, conforme avaliou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto. “Já foram mais de 10 mil casas visitadas, com cerca de 9 mil adesões. Nesse período, também ocorreu um aumento da renda dos agentes ambientais, que passou de R$ 200 para cerca de um salário mínimo. A produção de material reciclável também cresceu, saindo de 18 toneladas para as atuais 32 toneladas mensais”, informou.

O diretor Administrativo Financeiro da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que a ação de limpeza foi a forma encontrada pelos agentes ambientais de agradecer aos moradores dos bairros de Mangabeira, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Anatólia e Jardim São Paulo, pela colaboração durante os 100 dias de existência do ‘Acordo Verde’. “O projeto só deu certo porque é fruto da parceria entre Emlur, agentes ambientais e sociedade. Hoje, o ‘Acordo Verde’ já está consolidado e nosso próximo passo será ampliá-lo para novas localidades”, comentou.