Prefeitura comemora Carnaval do Idoso nesta quinta-feira

Por - em 22

O Centro de Convivência do Instituto de Previdência do Município (IPM), gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), promove na próxima quinta-feira (17) o ‘Carnaval do Idoso’. O evento será realizado na Associação das Voluntárias, que fica localizada na Av. João Machado, a partir das 15h. A entrada é gratuita e quem quiser aproveitar a festa pode ir fantasiado.

O baile é realizado pelo oitavo ano consecutivo e na edição de 2011 a animação fica por conta da Banda 05 de agosto e da Orquestra PB Frevo, que é regida pelo maestro Geiminson Bento. O coordenador do Centro de Convivência da PMJP, João Carlos Leão, acredita que o o evento terá um público de aproximadamente 700 pessoas.

“Você que é idoso venha participar conosco dessa festa, que vai relembrar as marchinhas de antigos carnavais. A festa é aberta para todos, numa grande comemoração à vida”, declara. “É uma ótima oportunidade para quem quer fazer novas amizades e mostrar que não existe idade para ser feliz”, completa.

O trabalho de valorização do idoso é uma das políticas públicas colocadas em prática pela atual gestão municipal. Vários programas, nas áreas de saúde, assistencial e social, foram criados e fortalecidos a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para esse público. Dentre as conquistas obtidas estão a gratuidade na zona azul através do Cartão do Idoso; a realização da Semana Municipal do Idoso, a criação da Lei do Fundo Municipal do Idoso (FMI), além de projetos de inclusão digital e de campanhas educativas e de saúde.

No Centro de Convivência, por exemplo, que funciona na rua Engenheiro Clodoaldo Gouveira, n° 166, Centro, são oferecidas várias atividades em grupo. Entre as direcionadas aos segurados do IPM estão ginástica e aeróbica, artesanato, coral, bandinha musical e cursos de croché, fuxico e pintura em porcelanato. Além disto, são oferecidos serviços de atendimento nutricional e psicoterápico.

Para se inscrever nos diversos cursos, o idoso deve procurar o Centro de Convivência das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário portar RG, CPF e cartão do SUS. Informações sobre as atividades realizadas, como dia e horário, podem ser obtidas através dos telefones 3218-9831 e 8839-9907.

A equipe do centro (formada por uma enfermeira, uma assistente social, uma psicóloga e o coordenador) realiza ainda visitas as residências dos idosos assistidos pela entidade. Nessa fase da vida é comum os idosos apresentarem quadro de depressão por se sentirem sozinhos, sem utilidade para a sociedade. Fazendo este acompanhamento da saúde física e mental proporcionamos a eles uma melhor qualidade de vida”, destacou João Carlos.

A Prefeitura também mantém o Clube da Pessoa Idosa, que funciona na Rua Ana Guedes de Vasconcelos (por trás da Escola Superior de Magistratura – Esma), no bairro Altiplano. No espaço de 6.880 metros quadrados são disponibilizados aos idosos cursos e oficinas de artesanato, flores, bordado, trabalhos com jornal reciclado, teatro, hidroginástica, xadrez, aulas de informática, dança de salão, pintura, crochê, palestras e atividades recreativas. Atualmente, o Clube atende cerca de 380 pessoas.